Da redação, AJN1
O segundo turno das eleições para prefeito de Aracaju acontece neste domingo, dia 30 de outubro, ocasião em que mais de 397 mil eleitores decidirão o futuro da capital sergipana. Para que o pleito aconteça dentro da normalidade, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) vai colocar à disposição 1504 urnas eletrônicas, sendo 1.118 ativas, 19 empregadas nas mesas receptoras de justificativa, 223 disponíveis para eventuais contingências na capital e 144 serão utilizadas para receber justificativas no interior.
O secretário de Tecnologia da Informação (TI) do TRE-SE, José Carvalho Peixoto garante que, no caso de alguma urna quebrar ou o sistema travar, o processo de substituição será rápido.
Distribuição
Na manhã desta sexta-feira (28), as urnas eletrônicas que serão utilizadas nas seções eleitorais de Aracaju começaram a ser distribuídas aos Cartórios da capital.
Antes de deixar o depósito, cada equipamento é conferido individualmente de modo a verificar se a urna de fato corresponde ao colégio e respectiva seção eleitoral indicada em sua caixa. As equipes dos Cartórios Eleitorais já estão a postos para a recepção do material e início da montagem dos ambientes de votação.
As primeiras urnas a saírem da sede do TRE-SE pertencem à 2ª Zona Eleitoral e, segundo estimativa da STI, a entrega das urnas das demais Zonas de Aracaju (1ª, 27ª e 36ª ZE's) deve ser concluída até o início da tarde de sábado, véspera do pleito.
20 anos
Este ano, a urna eletrônica está completando seu 20º aniversário. Desde que foi usada pela primeira vez, em 1996, ela passou por inúmeras mudanças tecnológicas a fim de garantir aos brasileiros o exercício salutar da cidadania, concretizado num processo de votação seguro e confiável. Hoje, ela é símbolo da democracia brasileira e carro-chefe do Tribunal Superior Eleitoral.
Leia também:
Eleitorado sergipano aumenta 11,1% em quatro anos