ARACAJU/SE, 20 de abril de 2024 , 3:24:43

logoajn1

Assembleia Legislativa retoma sessão presencial a partir desta terça, 11

Da redação, AJN1

As sessões da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) passam a ser realizadas no Plenário da Casa já a partir desta terça-feira (11). Em virtude da pandemia da covid-19, desde o dia 8 de abril deste ano que os trabalhos estavam acontecendo de forma remota, com a presença de alguns deputados na Sala de Comissões e o restante participando de casa ou dos gabinetes.

A presença às sessões no Plenário não será obrigatória, como explica o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (MDB). “Quero deixar claro que, quem puder, comparece ao plenário e quem quiser, continua participando das sessões remotas de casa. Agradeço a participação de todos os deputados, fazendo com que os trabalhos tivessem continuidade e aprovando projetos importantes para a sociedade, nesse momento difícil de pandemia”, ressalta.

O acesso às galerias e ao plenário por assessores parlamentares, imprensa e público de um modo geral, não será permitido. Apenas os deputados, os servidores da Secretaria Geral da Mesa Diretora da Alese e da Sonoplastia, estarão autorizados.

Quanto a participação da imprensa, o diretor de Comunicação, Irineu Fontes, esclarece: “Continuará igual às sessões remotas que vinham acontecendo na Sala de Comissões. A gente não vai poder ter a participação da imprensa diretamente, obedecendo o que está previsto na resolução aprovada pela Mesa Diretora”, esclarece.

A resolução que Irineu se refere é a que acrescenta o artigo 15 à Resolução nº 6, de 25 de março de 2020, que dispõe sobre os procedimentos e regras para fins de prevenção à infecção e à propagação do novo coronavírus, no âmbito do poder legislativo estadual.

De autoria dos deputados, dezenas de proposituras foram aprovadas, a exemplo da solicitação de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e pagamento de adicionais para os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente da Covid-19; recuperação de rodovias, liberação de uso de máscaras para crianças e adolescentes autistas; de benefícios em prol da geração de emprego e renda; reconhecendo a atividade religiosa como essencial, entre outros.

Medidas Sanitárias

Para a retomada das sessões com segurança, foi feita a desinfecção do prédio e implantação de equipamentos (câmera termogênica e termômetros digitais) para aferir a temperatura corporal. Será obrigatório o uso de máscaras e de álcool em gel, além do cumprimento ao distanciamento social.

Você pode querer ler também