ARACAJU/SE, 9 de outubro de 2024 , 23:38:04

logoajn1

Câmara ganha frente parlamentar em defesa do setor leiteiro

 

Cerca de 200 deputados federais já fazem parte da criação da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL) na Câmara dos Deputados. A iniciativa é da deputada Ana Paula Junqueira Leão (PP-MG). Como neta, filha e produtora de leite, ela sabe na pele a atual situação da categoria.

“Somos uns dos poucos produtores rurais que vendem o produto hoje, recebemos após 40 dias sem saber o valor exato da negociação”, afirma Ana Paula. Além disso, a classe tem um custo operacional elevado. De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), no contexto da pandemia e inflação dos insumos, desde 2021 ficou mais caro produzir leite.

O Brasil é o 5º maior produtor mundial de leite contando com 1,1 milhão de produtores. Segundo a CNA, são produzidos 35,3 bilhões de litros por um rebanho de 15,95 milhões de vacas com uma média de 6 litros por dia. Com estes números, têm-se uma ideia da importância da produção de leiteira no país.

A deputada destaca que do total de pecuaristas bovinocultores, 92,6% tiram até 200 litros diários, ou seja, são caracterizados como pequenos produtores. “A maior parcela são pequenos produtores que são responsáveis por garantir renda e subsistência da família e muitas vezes de uma região, gerando emprego e renda. Precisamos defender o setor leiteiro”, enfatiza.

Ao assumir a autoria dessa Frente Parlamentar, a deputada visa a ampliação e discussão do setor leiteiro, reforçando a importância da cadeia que movimentou cerca de R$ 40 bilhões em 2020 e gerou 4 milhões de empregos no país.

O lançamento da FPPL será no dia 26 de abril na sede da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) em Brasília.

Fonte: Diário do Poder

Você pode querer ler também