ARACAJU/SE, 24 de abril de 2024 , 12:34:29

logoajn1

Ditadura da Nicarágua detém bispo crítico ao regime

 

A ditadura da Nicarágua mantém a arbitrária detenção de um bispo fortemente crítico ao regime de Daniel Ortega e de sua esposa e vice-presidente Rosario Murillo.

Dom Rolando Álvarez, bispo de Matagalpa, foi detido em plena cúria, com mais onze pessoas, na última quarta-feira ao meio-dia. Nesta segunda, a polícia do regime de Ortega aumentou o número de agentes que mantêm sob estrita vigilância os doze detidos, entre os quais há uma mulher.

A tropa de choque instalada nos arredores da cúria está fortemente armada, segundo relatos de testemunhas a veículos locais de imprensa. As ruas nas imediações chegaram a ser isoladas com cercas amarelas de ferro.

Os doze detidos pela ditadura esquerdista estão jejuando e orando “para enfrentar a perseguição que a Igreja está sofrendo”, afirmou a mesma fonte, não identificada:

“Eles estão em jejum constante e isto deixa sobrar um pouco mais de alimentos, mesmo eles sendo doze pessoas. Quanto a dormir, há beliches suficientes, já que os seminaristas dormem lá quando têm atividades”.

Advogados orientaram os familiares dos detidos a impetrar habeas corpus ou mandado de segurança por ameaça de detenção ilegal, já que só um juiz poderia impor medida cautelar como prisão domiciliar.

No entanto, a arbitrariedade do ditador já determinou medidas semelhantes contra ex-candidatos presidenciais: eles também foram sitiados durante meses até que a polícia resolvesse “legalizar” a detenção.

Fonte: Aleteia

Você pode querer ler também