Joângelo Custódio, da redação AJN1
O governador Jackson Barreto anunciou nesta quarta-feira (2), durante entrevista a um programa de rádio matinal, que, diante da crise financeira – que corrói os cofres dos Estados e, obviamente da União -, a única solução para duplicar a BR-235, importante rodovia federal que corta a região Agreste do estado, é realizar uma Parceria Público Privada (PPP), isto é, privatizá-la para que uma empresa consorciada passe a fazer manutenção periódica e, é claro, cobrar os devidos pedágios dos usuários.
Para Jackson, o demasiado tráfego na rodovia, que chega a mais de 12 mil veículos por dia, entre carros de passeio e caminhões carregados de mercadorias, é, sem dúvida, o maior argumento para que a parceria seja efetivada.
“Há um gargalo na BR-235, indo para Itabaiana. Muito tráfego de veículos. O DNIT diz que, acima de dez mil veículos por dia, já pode duplicar. E o fluxo da BR-235 em Sergipe é acima de doze mil por dia. O Estado assume a duplicação, através de um projeto, e a empresa que ganhar vai fazer a duplicação e manutenção. Vai ter pedágio! Porque será uma empresa privada. É melhor do que não fazer a obra e aumentar o número de acidentes e de mortes, de falta de segurança para os condutores de veículos”, garantiu o governador.
O projeto, segundo Jackson, é ambicioso e começa desde a entrada do povoado Terra Dura, no município de Ribeirópolis, e se estende até a rodovia Chanceler Osvaldo Aranha, já em Aracaju. “É uma obra fundamental para a capital e os municípios do Agreste”.