ARACAJU/SE, 9 de outubro de 2024 , 18:26:11

logoajn1

Projeto de Max que cria consórcio intermunicipal de habitação é aprovado em redação final

O Projeto de Lei PL 77/2015, de autoria do vereador Max Prejuízo (PSB), e que dispõe sobre a adoção do princípio da cooperação intermunicipal na política habitacional municipal foi aprovado em redação final, na manhã desta quarta-feira, 26/10, durante sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).  

 

O parlamentar explica que o objetivo do projeto “é promover um consórcio entre o município de Aracaju e os outros municípios da região metropolitana, destinado à construção de moradias populares para a população de baixa renda, com apoio e participação de outros entes das esferas de Governo Federal e Estadual. Nós temos como exemplo o Marcos Freire, Fernando Collor e João Alves, grandes conjuntos localizados em Socorro, onde as pessoas beneficiadas não foram apenas os moradores de lá. O mesmo aconteceu com o Prisco Viana na Barra dos Coqueiros”, disse Max. 

 

O projeto, que agora precisa ser sancionado pelo prefeito de Aracaju, visa ainda fomentar a política de formação de reservas de terras públicas destinadas à construção de moradias em consórcio intermunicipal, criar um fundo intermunicipal de recursos para a construção da política habitacional ora prevista, ter a participação da iniciativa privada na construção das moradias populares, diminuir o déficit e fortalecer a política habitacional de cada município integrante do consórcio, objetivando a manutenção da população no seu município de origem. Para Max, “zerar o déficit habitacional é um desafio para os municípios brasileiros, principalmente devido ao alto número de famílias carentes vivendo em condições precárias. Com esse projeto essas famílias serão as mais beneficiadas”. 

Você pode querer ler também