ARACAJU/SE, 17 de abril de 2024 , 23:07:07

logoajn1

Servidores participam de capacitação para ministrar treinamento de mesários

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) promove, durante os dias 25, 26 e 27 deste mês, o treinamento para os servidores que terão a responsabilidade de capacitar os mesários que atuarão do pleito de 2018. O treinamento conta com 53 multiplicadores (chefes de cartórios e seus colaboradores), todos do interior do Estado.

Ministram o treinamento: Marcelo Gerard, coordenador de planejamento, gestão e estratégia; Rosa Ribera, coordenadora da Corregedoria do TRE-SE; e Carla Nunes, chefe da Seção de Capacitação. Com o objetivo de unificar os procedimentos adotados pelos mesários em todo o território nacional, os três palestrantes participaram, em junho de 2018, de um curso específico no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e agora repassam os ensinamentos aos multiplicadores.

Segundo Marcelo Gerard, multiplicadores são os servidores que terão a incumbência de capacitar os mesários. “O treinamento tem um viés diferente daquele específico para os mesários, porque aqui discutimos alguns assuntos relacionados à organização do próprio treinamento, a forma de abordagem, o conteúdo e outras observações. Ao final do curso, teremos debatido todos os assuntos que serão expostos aos mesários, aprofundam-se questões sobre acessibilidade, relação com os eleitores, organização de prioridades e trabalho com a urna eletrônica”, disse.

Rosa Ribera enfatizou alguns pontos: prioridade em relação a pessoas com 80 anos (sobre outras prioridades), auditoria antes da zerésima em três urnas sorteadas no dia do pleito, formulário de justificativa (que não necessita mais de código de autentificação), entre outros. “Quanto ao nome social, o mesário deverá estar atento visto que esse nome constará no cadastro do eleitor que o requereu no prazo estabelecido”, acrescentou.

Sem o mesário, não existe eleição. O mesário é o cidadão responsável por executar os procedimentos necessários ao bom funcionamento da seção eleitoral. Dia 8 de agosto (60 dias antes do pleito) será o último dia para que os juízes eleitorais divulguem a relação oficial dos nomeados para atuar como mesários nas Eleições 2018.

Fonte: TRE-SE

Você pode querer ler também