ARACAJU/SE, 19 de abril de 2024 , 13:32:43

logoajn1

Vereadores fiscalizam UPA Nestor Piva

 

O Cabo Amintas (PTB) acompanhado de outros vereadores que também fazem parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde estiveram, nesta quarta-feira (23), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA)  Nestor Piva, no bairro Santos Dumont, na zona norte de Aracaju. A visita foi uma solicitação do Sindicato dos Enfermeiros para avaliar o atendimento à população depois que o serviço foi terceirizado.

A terceirização do Nestor Piva foi anunciada pela Prefeitura de Aracaju dias depois que os médicos suspenderam as atividades, por não concordarem com a redução do valor pago pelo plantão de 12 horas. Na avaliação do vereador Cabo Amintas, a terceirização não melhorou o serviço prestado à população nem as condições de trabalho dos funcionários.

“Esse contrato nada mais é do que uma jogada política. A empresa que assumiu não melhorou em nada e ainda está cometendo várias irregularidades, uma delas é que os funcionários não possuem nenhum vínculo empregatício. O próprio Ministério do Trabalho deve ficar atento a isso”, alertou o vereador.

Indignado com a situação, Amintas ressaltou que “segundo os pacientes, os funcionários contratados são inexperientes e não sabem como atendê-los. O atendimento continua caótico, a unidade está lotada, fechando a enfermaria e colocando seis pessoas em um local onde só poderiam ser atendidas duas”.

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Shirley Morales, que também acompanhou a visita, destacou a relevância da fiscalização. “Foi extremamente importante os vereadores atenderem o pedido do sindicato para assistirem de perto a situação. Nós ouvimos diversos relatos dos pacientes que enfrentam problemas até para receberem a dieta. Há uma necessidade do funcionamento das enfermarias, mas o próprio diretor falou que o contrato com a Prefeitura Municipal não contempla isso, ou seja, os pacientes vão ficar aqui na unidade até 6 horas em observação, alocados em condições inadequadas”, declarou.

O Sindicato já encaminhou para a Comissão de Saúde um dossiê relatando todo o processo de terceirização e as irregularidades encontradas na UPA Nestor Piva. Esse documento será encaminhado à Câmara Municipal de Aracaju e ao Ministério Público do Trabalho (MPT).

Fonte: Ascom Parlamentar

Você pode querer ler também