ARACAJU/SE, 15 de outubro de 2024 , 21:54:32

logoajn1

Amigos da Oncologia comemoram 20 anos de fundação

A Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) realizou na manhã desta quarta-feira (23) uma missa em ação de graças para comemorar os seus 20 anos de fundação. a celebração aconteceu na sede da instituição no bairro Getúlio Vargas na sede própria. O ponto alto das comemorações acontece neste sábado (26) com a realização do baile da Orquestra Los Guaranis, que acontece no clube do Banese. Além disso, haverá o lançamento da nova marca da associação apresentada pela Base Propaganda.

 

A presidente de honra da AMO, a assistente social Conceição Balbino, disse que não imaginava que a associação chegasse aos 20 anos com uma obra assistencial tão bem consolidada e com o apoio e crédito amplos da sociedade sergipana. Ela ressaltou que o sentimento pelo aniversário de 20 anos é de gratidão.

 

"Há duas décadas, queríamos oferecer a mínima assistência necessária as pessoas que sofriam nos leitos dos hospitais com uma doença complexa como o câncer. Hoje, só temos a agradecer a Deus pela oportunidade de ajudar o próximo e à confiança depositada de cada voluntário, doador, colaborador e, principalmente, de cada assistido. O que mais doamos, aqui, é esperança e vida", revelou Conceição.

 

A AMO foi fundada no 21 de novembro de 1996, por uma equipe de profissionais de saúde vinculados ao Hospital de Clínicas Dr. Augusto Leite, o Cirurgia, e pelo grupo "Rainha da Paz", que realizava trabalho voluntário e estava vinculado ao Serviço Social da mesma unidade de saúde. A AMO nasceu da necessidade de oferecer uma melhor assistência a pessoas carentes com câncer. 

 

A reunião de fundação da associação aconteceu na sala de quimioterapia do Cirurgia e dela participaram 29 pessoas, que assumiram assumiram o compromisso de transformar a triste realidade da oncologia em Sergipe e prestar, como missão institucional, assistência social e de saúde a pessoas carentes com câncer.

 

Médicos, psicólogos, assistentes sociais e voluntários assinaram na época a lista como sócio-fundadores para criar uma associação que prestasse assistência a pessoas com câncer sem restrição de idade, cuidando não apenas de criança e adolescente, mas também do adulto e do idoso, que são os principais públicos atingidos pelo câncer.

 

A partir de pequenas ações, a associação foi crescendo e mostrando resultados. O primeiro deles foi a aquisição de uma capela de fluxo laminar (equipamento de preparação da quimioterapia). Naquele momento, o Hospital Cirurgia passou por dificuldades financeiras, não teve condições de comprar o material e essa era uma das condições primordiais para que o serviço de oncologia continuasse a funcionar.

 

Em poucos anos, a AMO ajudou a revolucionar os serviços em oncologia do Hospital de Cirurgia. Adequou todas as unidades de tratamento oncológico, o ambulatório de quimioterapia e de radioterapia, a enfermaria pediátrica, a unidade de braquiterapia, e a unidade de internamento clínico e cirúrgico Anna Maria Maynard Garcez, que foi uma das primeiras voluntárias e sócio-fundadora da associação.

 

Conquista

 

Com um trabalho voluntário e assistencial reconhecido pela sociedade sergipana e com o aumento da demanda por assistência social em oncologia, a AMO enxergou a necessidade de ampliar seus serviços. Uma das grandes conquistas foi, sem dúvida, a inauguração do centro de doações – o serviço de telemarketing – para conseguir atender ainda mais pessoas com câncer e reestruturar os benefícios, projetos e serviços.

 

A inauguração da sede própria, com estrutura física compreendida entre área administrativa, de captação de recursos e casa de apoio, é a maior conquista desfrutada por todos que fazem a associação. Uma batalha gigantesca foi travada ao longo de anos para que esse sonho fosse realizado. Com o apoio da sociedade sergipana, do empresariado e da imprensa, o sonho se tornou realidade.

 

A concretização dos sonhos ajudou a oferecer mais serviços com qualidade. Se no início apenas assistentes sociais compuseram a equipe da associação, hoje uma equipe multidisciplinar com assistentes sociais, psicólogas, enfermeiras, nutricionistas e fisioterapeutas proporcionam uma assistência social e à saúde mais completa e qualificada.

 

De 2009 até 30 de junho de 2016, a AMO já atendeu 3.534 pessoas com câncer, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. Ao ampliar esse benefício para suas famílias, esse número se expressaria a mais de 15 mil pessoas contempladas pela associação. Nesse mesmo período, 100.711 atendimentos realizados, 74.653 refeições servidas, 59.754 medicamentos dispensados e 17.241 cestas básicas liberadas.

 

Este trabalho é possível graças ao apoio de 120 voluntários distribuídos em diversos setores e projetos, a exemplo do projeto Pão Nosso – que oferece café da manhã nos centros de oncologia e radioterapia do Hospital de Cirurgia. Além disso, 50 funcionários dão suporte as atividades nas áreas administrativas e estratégicas, assistenciais e de captação de recursos.

 

No entanto a doação de milhares de pessoas físicas e jurídicas em todo o estado de Sergipe que acreditam na missão institucional da AMO e na seriedade do trabalho são imprescindíveis para continuidade das ações desenvolvidas.

 

Fonte: AMO

Você pode querer ler também