Da redação, AJN1
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou hoje (5) mais um boletim epidemiológico sobre as notificações de casos de microcefalia relacionados ao vírus Zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypt.
Em Sergipe, até o momento, os números subiram de 172 – no boletim divulgado no último dia 27 de janeiro – para 180 notificações em 40 municípios, com ênfase em Aracaju está na desagradável liderança dos casos, com 41 notificações, seguido por Nossa Senhora do Socorro (15), Itabaiana (13), Itabaianinha (7) e São Cristóvão (5).
Segundo o boletim, até o dia de hoje foram coletadas e enviadas para o Laboratório de Referência Nacional, 682 amostras de casos suspeitos de Febre do Zika. Até o momento, saiu o resultado de 124, nas quais não foram detectados o Zika vírus, e as demais ainda aguardam resultados.
Febre Chikungunya
No final de 2013, foi registrada a transmissão indígena da Febre Chikungunya em vários países do Caribe, e, em 2014, foram confirmados casos no Brasil e em vários países do continente americano.
Em 2014, em Sergipe, foram colhidas 68 amostras de casos suspeitos de Febre Chikungunya e encaminhadas para o Laboratório de Referência Nacional, sendo apenas uma amostra reagente no mês de outubro, tratando-se de um caso importado do município de Feira de Santana (Bahia).
Em julho de 2015 foi identificada a primeira amostra reagente no município de Aracaju. Deste, então, já foram confirmados laboratorialmente 194 casos, em 30 municípios.
Dengue
Em 2016, até o dia 4 de fevereiro, 468 casos de dengue foram notificados. O município de Itabaianinha lidera as ocorrências (143), seguida por Aracaju (104), Estância (20) e Tobias Barreto (47).