ARACAJU/SE, 17 de julho de 2024 , 13:45:04

logoajn1

Caravana Saúde Aracaju realiza mais de 700 atendimentos

A Caravana Saúde Aracaju aportou nesta quinta-feira (5), na feira livre do bairro Santos Dumont e realizou 731 atendimentos. Durante toda a manhã, as equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) trabalharam para ofertar diversos serviços de saúde aos feirantes e à população da localidade. O CTA Itinerante realizou testes rápidos de hepatite B e C, HIV e sífilis; exames de glicemia e a aferição de pressão. Fiscais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) participaram da ação distribuindo panfletos educativos.

 

De acordo com o diretor de Atenção à Saúde, Murillo Oliveira, o objetivo da Prefeitura Municipal de Aracaju com a caravana é levar os serviços de saúde para perto da população. "Nós pretendemos percorrer todas as feiras livres da capital. Muitas pessoas não têm tempo de procurar as Unidades de Saúde e estamos levando essas ações visando a atingir esse público, porém, qualquer pessoa que estiver na feira e quiser participar, pode receber qualquer atendimento", explicou.

 

O ambulante Rosalvo Batista aproveitou a ação no Santos Dumont e, entre uma pausa e outra do trabalho, recebeu os atendimentos oferecidos pela caravana. “Fiz os testes rápidos, verifiquei a pressão e a glicemia. Gostei muito de participar porque pude ver como anda a minha saúde e já estou levando para casa os resultados dos exames que realizei”, destacou.

 

A feirante Cenira da Silva também passou pela caravana para verificar a pressão e elogiou a iniciativa. “É muito bom ter esse serviço bem pertinho da gente. Eu tomo remédio para controlar minha pressão e sempre que tenho a oportunidade verifico como ela está. Hoje, graças a Deus, a pressão está normal”.

 

Para a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Débora Oliveira, a adesão dos feirantes e da comunidade hoje foi muito positiva. “Quando estivemos com a caravana no conjunto Augusto Franco, na semana passada, realizamos 264 testes rápidos. Hoje, no Santos Dumont, esse número já subiu para 400, superando a nossa expectativa. Isso prova que a população está atendendo ao nosso chamado e se preocupando cada vez mais em participar de ações de promoção à saúde”, comemora.

 

Fonte: Ascom SMS

Você pode querer ler também