ARACAJU/SE, 19 de julho de 2024 , 12:28:12

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Confira benefícios do pilates para a saúde, o corpo e o bem-estar

 

O falecido alemão Joseph Hubertus Pilates é o responsável pela criação do pilates, cuja proposta impacta na consciência corporal. Dessa maneira, já da para imaginar a quantidade de benefícios que a prática pode nos proporcionar. Por isso, com a ajuda da fisioterapeuta da Pure Pilates, Josi Araújo, confira cinco coisas que acontecem no corpo dos praticantes da modalidade.

Cinco principais efeitos no corpo de quem faz pilates

Fortalecimento muscular

“Pilates enfatiza o fortalecimento dos músculos mais profundos do corpo, principalmente a musculatura que compõe o Core, como abdominal, lombar, glúteos e músculos profundos do tronco, bem como outros grupos musculares importantes. Isso resulta em um corpo mais equilibrado e forte”, disse Josi em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Melhora da flexibilidade

Esses exercícios são projetados tanto para o aumento da flexibilidade quanto para a amplitude do movimento das articulações. Dessa forma, contribui para reduzir a rigidez muscular e articular, melhora a postura e previne lesões.

“Os movimentos suaves e fluidos visam a alongar e a fortalecer os músculos ao mesmo tempo. Isso ajuda a aumentar a flexibilidade e a amplitude de movimento das articulações, o que é essencial para manter a mobilidade e prevenir lesões musculares e articulares. A melhora da flexibilidade também facilita a execução de atividades diárias e esportivas, além de contribuir para uma postura mais ereta e natural”, detalhou.

Consciência corporal em dia

Impacta na correção dos desequilíbrios musculares e posturais, o que resulta em uma postura ereta e alinhada. “Os exercícios são projetados para fortalecer os músculos, que sustentam a coluna vertebral, e promover uma distribuição adequada do peso corporal, o que resulta em uma postura mais ereta, alinhada e sem tensões. Uma postura correta não apenas melhora a aparência física, mas também reduz a sobrecarga nos músculos e articulações”, completou Araújo.

Equilíbrio e coordenação

“Muitos exercícios do pilates envolvem movimentos precisos e controlados, que desafiam o equilíbrio e a coordenação. Isso ajuda a melhorar a estabilidade e a habilidade de controlar os movimentos do corpo no espaço. Os exercícios exigem controle preciso dos movimentos e estabilidade do corpo, que desafiam o equilíbrio e a coordenação. Isso pode ajudar a fortalecer os músculos estabilizadores e a melhorar a consciência corporal, o que permite que você se mova com mais facilidade e eficiência no espaço. Além disso, o equilíbrio e a coordenação são essenciais não apenas para os exercícios físicos, mas também para prevenir quedas e lesões no dia a dia”, explicou.

Queda do stress com aumento do bem-estar

“Promove a concentração, a respiração consciente e o relaxamento durante os exercícios, o que pode ajudar a reduzir o stress e promover uma sensação geral de bem-estar e tranquilidade, criando uma experiência holística que promove o equilíbrio entre mente e corpo. A prática regular reduz os níveis de ansiedade, melhora a qualidade do sono, aumenta a sensação geral de bem-estar e tranquilidade. Além disso, os benefícios físicos, como a melhora da postura e o alívio da dor, também contribuem para uma melhor qualidade de vida”, concluiu Josi Araújo.

Fonte: Sport Life

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