Da redação, AJN1
Devido a golpes que vêm sendo aplicados em vários hospitais públicos do Brasil, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU/UFS) informa aos usuários que realiza os seus atendimentos 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, não cobra nenhum valor para que o paciente seja tratado.
De acordo com o gerente Administrativo do HU/UFS, Edélzio Costa Júnior, normalmente, o usuário, ou seu familiar, recebe um telefonema informando que deve pagar algum valor por exames, consultas, cirurgias ou insumos, e qualquer tentativa de cobrança, seja através de ligações telefônicas ou de qualquer outra abordagem deve ser denunciada imediatamente.
“Nenhum pagamento deve ser feito. O Hospital Universitário de Sergipe, obviamente, obedece à Constituição Federal, que dá direito à saúde gratuitamente em qualquer hospital que realize seus atendimentos 100% pelo SUS. Qualquer cobrança extra pode ser considerada crime”, alerta o gerente.
Denuncie
O HU/UFS avisa que as denúncias sobre essa possível práticas podem ser feitas na Ouvidoria do Hospital. Qualquer cidadão pode enviar um e-mail para ouvidoriahu@ufs.br, ou fazer o registro da sua denúncia de forma presencial, dirigindo-se à sala 18 do Ambulatório de Clínica Médica II. O telefone da Ouvidoria é 79 2105-1859.
Outro Setor que pode prestar informações ao usuário é a Hotelaria, que deve ser acionada pelo telefone 79 2105-1897. A Unidade de Comunicação Social do HU-UFS também afixou cartazes em áreas estratégicas do Hospital, informando aos usuários que não faz nenhum tipo de cobrança, por realizar todos os seus atendimentos de forma 100% gratuita.
Com infomações da Ascom/HU-SE