ARACAJU/SE, 19 de abril de 2024 , 9:01:21

logoajn1

Lote com 11.700 doses da vacina Pfizer chega a Sergipe

Da redação, AJN1

Sergipe recebeu do Ministério da Saúde (MS), nesta terça-feira (11), mais uma remessa de vacina contra a Covid-19, desta vez, da marca Pfizer/BioNTech. Ao todo, são 11.700 doses, as quais serão destinadas para a primeira aplicação em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente. Esse lote era para ter desembarcado em Sergipe na semana passada.

Conforme determinação do Ministério da Saúde, neste primeiro momento, os imunizantes da Pfizer serão utilizados apenas na região metropolitana, assim como a primeira remessa de vacinas (4.680 doses ) que chegou ao Estado na semana passada, no dia 3 de maio. As vacinas ficam na região metropolitana por questões de logística e armazenamento, uma vez que devem ser conservadas congeladas em freezers que alcançam a temperatura de -80ºC.

De acordo com a enfermeira do Programa Estadual de Imunização, Ana Beatriz Lira, esse novo volume de vacinas permitirá o avanço do processo de imunização no Estado, uma vez que toda a remessa está destinada à primeira dose. “Este é um momento importante da campanha, quando a gente segue vacinando os grupos prioritários e avançando nas pessoas com comorbidades, deficientes permanentes, grávidas e puérperas”, enfatizou a enfermeira.

Todos os estados e Distrito Federal estão recebendo o imunizante de forma proporcional e igualitária, totalizando, segundo o MS, 1,12 milhão de doses da vacina Covid-19 da Pfizer/BioNTech.

Logística

A logística de distribuição das vacinas da Pfizer foi montada levando em conta as suas condições de armazenamento, que possuem particularidades diferentes dos demais insumos adquiridos e distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos, as doses estão armazenadas a uma temperatura de -90°C a -60°C. Ao serem enviadas aos estados, as vacinas estarão expostas a temperatura de -20°C. Nas salas de vacinação, onde a refrigeração é de +2 a +8°C, as doses precisam ser aplicadas em até cinco dias.

Balanço

A Secretaria de Estado da Saúde já distribuiu com os 75 municípios até esta terça-feira, 642.263 doses para as duas aplicações, conforme dados do Programa Estadual de Imunização. As informações dão conta ainda de que foram feitas 345.983 aplicações da primeira dose e 158.954 da segunda.

Você pode querer ler também