Mais de 4 mil pessoas vivem com HIV/Aids no território sergipano

Hohe (1º) é o Dia Mundial de Combate à Aids. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é referência no combate ao vírus desde quando foi descoberta há 30 anos, com ações de prevenção desde o início, o que fez com que a epidemia fosse controlada. No Brasil, 734 mil pessoas têm o vírus HIV, 417 mil usam os medicamentos antirretrovirais, 167 mil sabem que possuem a doença, mas não se tratam e 150 mil pessoas possuem o HIV e não sabem.

Em Sergipe, o Programa Estadual de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES) aponta que entre 1987 a maio de 2015, foram 4.108 casos notificados da doença. Hoje, 4.372 pessoas vivem com HIV/Aids no território.

Em Sergipe as ações alusivas ao Dia de Luta contra à Aids serão iniciadas na manhã de hoje, e seguem até a próxima sexta-feira (4). A abertura oficial acontecerá no Contêiner montado próximo ao Mirante da 13 de Julho.

O Contêiner é um espaço que visa incentivar o debate sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), realizar intervenções com a comunidade e disponibilizar materiais educativos e de prevenção. A partir das 16h a Unidade Móvel “Fique Sabendo” estará  estacionada ao lado do Contêiner para realizar testes rápidos para detecção de  casos de HIV e Sífilis.

Confira a programação:

 Terça-feira (01/12)

– 8 horas: Abertura oficial no Contêiner montado próximo ao Mirante da 13 de Julho;
– 9 horas: Apresentação dos casos de Aids em Sergipe com o gerente estadual do programa DST/AIDS no Palácio dos Despachos;
– 16 horas: Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ realiza testes rápidos para detecção de HIV e Sífilis;
– 16 horas: Caminhada contra à Aids, organizada pelo programa municipal de DST/Aids de Aracaju. Concentração no Mirante da 13 de Julho culminando no Parque Augusto Franco (Sementeira), com participação do Camisildo.

Quarta-feira (02/12)

– 8 horas: I Seminário Multidisciplinar HIV/Aids: Cuidar Sem Preconceito;
– 19 horas: Arrastão da Prevenção na Passarela do Carangueijo.

Quinta-feira (03/12)

– 16 horas: Unidade Móvel realiza testes rápidos na Rua Florentino Meneses, no fundo do GBarbosa;

Sexta-feira (04/12)

– 9 horas: Seminário “Hepatites Virais”, no auditório da Unit