Da redação, AJN1
O aparelho de radioterapia do Hospital de Cirurgia quebrou mais uma vez. O equipamento está sem funcionar desde a última sexta-feira (30), quando o motor colimador da máquina apresentou defeito. Aproximadamente 40 pacientes estão com o tratamento interrompido.
O assessor de comunicação da unidade hospitalar, Márcio Alexandre, informou que não há previsão de quando a máquina voltará a operar. Um técnico já foi chamado para tentar consertar o aparelho.
O motor do colimador, explica Márcio, atua junto ao sistema que faz parte do acelerador linear, direcionado à radiação que é levada ao tumor do paciente.
“Com essa peça quebrada, a máquina não tem como funcionar. O técnico já está avaliando o problema e ele dirá se o motor tem conserto ou se haverá necessidade de comprar outro. Mas ainda não há uma previsão de quando a máquina voltará a operar”, disse o assessor, ao revelar que a máquina tem 30 anos de atividade e nem todas as peças que estão à venda no mercado são compatíveis. “Independentemente disso, o objetivo é resolver o problema o mais rápido possível para que a máquina volte a funcionar e os pacientes possam retomar o tratamento.”