ARACAJU/SE, 15 de outubro de 2024 , 1:11:39

logoajn1

Ministério da Saúde doa aparelhos de radioterapia e oito ambulâncias para Sergipe

Os pacientes com câncer em tratamento em Sergipe ganharam mais um aliado na luta contra a doença. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, esteve em Aracaju para assinar a ordem de serviço para construção do bunker no Hospital Governador João Alves Filho (HGJAF), no qual será instalado o novo acelerador linear, ou seja, equipamento de radioterapia. Um outro aparelho também será entregue, através de convênio, ao Hospital Cirurgia. Para ampliar a prestação de atendimento a saúde, o estado também recebeu a doação de oito ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Somadas aos seis veículos já entregues este ano, as novas unidades de saúde vão promover a substituição da frota.

 

A construção do novo espaço de radioterapia integra o Plano de Expansão no Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde. Estão sendo investidos R$ 2.129.997,03, recursos do Governo Federal, na obra que irá iniciar no dia 10 de dezembro. A previsão de entrega do bunker, com o equipamento instalado, é setembro de 2016.

 

Dos 80 aceleradores lineares adquiridos pelo Ministério da Saúde, provenientes de recursos na ordem de R$ 500 milhões, dois serão destinados a Sergipe, segundo explica o ministro Marcelo Castro. Além do HGJAF, o Hospital Cirurgia também recebe o equipamento. Porém, neste caso, a responsável por promover a construção do bunker é a própria unidade de saúde.

 

“O estado terá mais dois aparelhos. Significa que vamos mais que dobrar a capacidade de radioterapia aqui para melhorar a saúde da população”.

 

Sobre o apoio a Sergipe, o ministro declarou que o Governo Federal está sempre à disposição. “Para mim, é um prazer muito grande estar nesse importante e querido estado. E estamos aqui hoje em Sergipe tratando da coisa mais importante que temos em nossas vidas: a saúde, que é nosso objeto de trabalho. É por ela que,  todos os dias, dedicamos nossos melhores esforços para ter um serviço de melhor qualidade em nosso país”, pontuou. 

Na avaliação do governador Jackson Barreto, a assinatura da ordem de serviço para ampliação do tratamento de radioterapia em Sergipe é um dia histórico.

 

“Nenhuma obra seria tão valiosa para nosso povo como essa, que vai colocar novo equipamento no estado. Isso mostra nosso compromisso com a saúde pública. Sei que temos falhas, que a saúde é fragilizada, mas estamos trabalhando. Vamos facilitar a vida das pessoas que precisam da assistência do Huse, e agradeço a Deus por ver essa realidade e poder contribuir e ajudar meu estado e minha gente a ter dignidade e melhores condições de tratamento”, declarou.

 

O governador disse ainda que Sergipe contará com uma clínica privada especializada em tratamento oncológico, que vai permitir que o Estado possa comprar os serviços oferecidos por ela e, consequentemente, ampliar o tratamento com câncer em Sergipe para pacientes do SUS.

 

Samu

No Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, a novidade são as oito novas ambulâncias do tipo Unidade se Suporte Avançado (USA). Somadas aos seis veículos já entregues este ano, Sergipe totaliza 14 ambulâncias novas, totalmente equipadas. Além dessas, ainda serão entregues pelo Ministério da Saúde mais oito veículos. Com isso, o Estado passa a substituir a frota e oportunizar atendimento cada vez mais qualificado.

 

“Quem ganha é a população, pois estão sendo proporcionadas unidades básicas e avançadas novas e com melhor qualidade de recursos materiais. Essas ambulâncias já estão vindo todas equipadas. Estou muito feliz porque, em ano de crise, já conseguimos 14 novas ambulâncias”, relatou a superintendente do Samu Sergipe, enfermeira Conceição Mendonça, que informou ainda que as seis ambulâncias já recebidas foram destinadas para Aracaju (2), Itabaiana (1), Tobias Barreto (1), Poço Verde (1) e em Canindé (1).

 

O estado de Sergipe está em primeiro lugar no ranking do Ministério da Saúde no indicador ‘Profissionais em Atuação’, onde atuam 110 profissionais do Samu para 2.219.574 sergipanos. São 2.018 habitantes por profissional. Atualmente, o Serviço dispõe de uma frota composta por 59 ambulâncias: são 16 Unidades de Suporte Avançado (USAs) e 43 Unidades de Suporte Básico (USBs), além de 03 motolâncias.

Você pode querer ler também