ARACAJU/SE, 25 de abril de 2024 , 2:36:51

logoajn1

Ministro da Saúde vai autorizar construção de área para instalação de máquina radioterápica

Da redação, Joângelo Custódio

 

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, vem a Sergipe nesta sexta-feira (20), assinar ordem de serviço para a construção do espaço que vai ser instalada uma nova máquina de radioterapia, que funcionará no Hospital João Alves Filho. Além disso, vai entregar as chaves de oito novas ambulâncias que serão somadas à precária frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo que mais cinco estão sendo montadas em São Paulo e virão para o Estado em meados de janeiro de 2016.

 

Segundo o secretário de Estado da Comunicação, Sales Neto, o gabinete do ministro confirmou a solenidade nesta sexta, mas ainda não há um horário definido para sua chegada. Ele será recebido pelo governador Jackson Barreto.

 

“Um aparelho de radioterapia não é um aparelho simples, há uma certa complexidade. Tem que ter parede de concreto com determinada espessura, etc. É uma obra cara e o Ministério da Saúde está trazendo para Sergipe e para vários Estados. Assim que o local estiver pronto, a máquina será instalada, já que ela está comprada”, enfatizou o secretário.

 

A obra, segundo Sales, deve levar entre 12 a 18 meses para ser construída. Até lá, para o desespero e tristeza dos pacientes com câncer que fazem sessões radioterápicas diariamente no Hospital João Alves Filho, o único jeito é aguardar consertos sobre consertos do aparelho, que está desde a última segunda-feira (16) sem funcionar, interrompendo tratamentos que não podem esperar.

Problema

 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) infirmou que, desta vez, o problema é na trava da mesa onde é realizado o tratamento de radioterapia, e foi esta trava do aparelho que apresentou problema na segunda-feira, às 10h, e desde então as radioterapias estão suspensas.

 

Técnicos foram hoje à unidade de saúde ontem para verificar a peça, mas ainda não foi passada pela SES a informação de quando o aparelho voltará a funcionar e quando as seções de radioterapia serão retomadas.

 

Você pode querer ler também