Notificações de microcefalia aumentam em SE: até agora, são 201 casos 

O último boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado da Saúde revela um aumento nas notificações de microcefalia em Sergipe. Até o momento, foram computados 201 casos. Na semana passada, eram 192.

 

Os casos de microcefalia acontecem em 49 municípios sergipanos, sendo que 162 encontram-se em processo de investigação e 13 foram descartados. Entre os casos em investigação ocorreram oito óbitos. Aracaju aparece com maior número de casos, 69, seguida por N. S. do Socorro (35), Estância (27) e Itabaiana (25).

 

A notificação dos casos de recém-nascidos com microcefalia tornou-se compulsória a partir da declaração de emergência em saúde pública de interesse nacional, sendo a obrigação legal de todas as unidades de saúde notificar a SES, dentro de 24 horas após a identificação de qualquer caso suspeito.

 

Coletas

 

Até o dia 4 de março de 2016, foram coletadas 999 amostras de casos suspeitos de Febre do Zika. Dessas, foram examinadas 124 amostras nas quais não foram detectados o vírus, e as demais ainda aguardam resultados, segundo informação do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SE).