ARACAJU/SE, 2 de dezembro de 2024 , 4:30:04

logoajn1

Pró-Mulher realiza mais de 2,3 mil atendimentos

Da Ascom SMS

 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou no último sábado (20), a primeira edição de 2016 do programa Pró-Mulher… Pró-Família… A ação, aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) José Augusto Barreto, e envolveu 80 profissionais da área da saúde e de apoio, que juntos realizaram 2.337 atendimentos à população do bairro Japãozinho e região. A ação contou ainda com palestras educativas e atendimento oftalmológico, realizado por médicos voluntários.

 

Com a proposta de levar às comunidades mais carentes de Aracaju diversos serviços de saúde reunidos em um só lugar, o programa priorizou os exames de lâmina e clínico das mamas. Mas no local também foram realizados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, glicemia, aferição da pressão arterial, vacinação e atendimentos além das palestras que chamaram atenção da população sobre diversos tipos de doenças.

 

A coordenadora do Programa, Patrícia Ribeiro, destacou a importância da realização de ações preventivas entre a população carente. "O carro chefe do programa é a detecção precoce do câncer do colo uterino e do câncer de mama, que estão entre os que mais matam. É importante que as mulheres façam periodicamente esses exames e o programa é uma ferramenta que auxilia bastante nos diagnósticos", explicou.

 

Moradora do bairro Coqueiral, a dona de casa Maria das Graças Almeida, chegou cedo na unidade de saúde. Fez exame de lâmina e exame clínico das mamas, voltou para casa satisfeita. "O atendimento foi rápido e já vou levar os resultados", comemorou.

 

Para a secretária da Família e Assistência Social, Maria do Carmo Alves, os objetivos do Pró-Mulher…Pró-Família… estão sendo alcançados." É um momento de alegria ver que a população carente está atendendo ao nosso chamado e comparecendo para realizar os exames", afirmou.

 

Os atendimentos odontológicos também foram bastante procurados. Entre os serviços oferecidos, limpezas, extrações, restaurações e exames clínicos de possíveis casos de câncer de boca e outras doenças. A vendedora Camila Santos Bomfim aproveitou o sábado para cuidar da saúde bucal." Fiz uma limpeza nos dentes e estou muito satisfeita com o atendimento rápido e eficiente", declarou.

 

Segundo o secretário de Saúde de Aracaju, Luciano Paz, a realização do programa é muito importante para agilizar a demanda reprimida existente atualmente dentro do SUS. "A gente sabe que a espera por alguns procedimentos é grande. Os mutirões como o Pró-Mulher…Pró-Família… ajudam a acelerar a realização de diversos exames, diminuindo assim a angústia da população", concluiu.

 

Visão

 

A novidade desta edição foi o atendimento oftalmológico voluntário. Através de uma parceria feita com a Sociedade Sergipana de Oftalmologia, mais de 50 consultas foram realizadas durante todo o dia no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) Augusto Franco. A SMS disponibilizou o transportes de usuários, do Japãozinho até o Cemar e o retorno para a USF José Augusto Barreto.

 

Cinco oftalmologistas se revezaram nos atendimentos aos pacientes nos turnos da manhã e tarde. Maria Martins Goes foi uma das pacientes atendidas e saiu bastante satisfeita. "Muito bom já sair da consulta com a receita dos meus óculos e até o com o colírio que vou ter que usar".

Você pode querer ler também