Da redação, AJN1
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou nesta sexta-feira (15) um informe epidemiológico sobre as notificações de casos de microcefalia relacionadas ao vírus Zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypt. Até o momento, foram notificados pelas maternidades (privadas e públicas) 164 casos de microcefalia em 42 municípios.
De acordo com a SES, apesar de ainda não haver confirmação laboratorial do isolamento do vírus Zika em Sergipe, houve no primeiro semestre de 2015 um surto em diversos municípios de uma doença de aspecto viral, que tinha como manifestação clínica febre baixa (ou ausente), dor nas articulações, e conjuntivite não purulenta, sintomas associados à febre do Zika.
Quando o vírus Zika foi isolado pela primeira vez no Brasil e o exame tornou-se disponível, o número de casos já havia diminuído. Até o dia de hoje, foram coletadas e enviadas para o Laboratório de Referência Nacional, 558 amostras de casos suspeitos de Zika. Até o momento, saiu o resultado de 88, sendo todas negativas, e as demais ainda aguardam resultados.
Aracaju (43), Nossa Senhora do Socorro (17), Itabaiana (13), Itabaianinha (8) e Lagarto (6) são os municípios com mais notificações.