ARACAJU/SE, 15 de outubro de 2024 , 0:15:20

logoajn1

SES e Exército montam Tenda Hospital Campanha no Huse

Sem encontrar atendimento médico em postos e unidades de saúde da capital e interior, responsáveis por ofertar serviços básicos e de baixa complexidade, as pessoas têm lotado o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A situação tem refletido negativamente no serviços prestados pelos hospital, que é a referência Estadual em urgência e emergência de média e alta complexidade, e trauma. 

 

Como alternativa para conter esta sobrecarga de pacientes no Huse, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Fundação Hospital de Saúde (FHS) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o 28º Batalhão de Caçadores (28 BC) montaram uma Tenda Hospitalar de Campanha na porta do Pronto Socorro do Huse, ao lado do Posto da Polícia Militar, a fim de agilizar a demanda de atendimento aos serviços de baixa complexidade.

 

A medida visa viabilizar atendimento à população  desassistida e diminuir a sobrecarga de trabalho para os funcionários do Huse. “O Governo do Estado está muito atento. A superlotação do Pronto Socorro, em virtude da paralisação dos serviços básicos do município de Aracaju, vem excedendo a capacidade de resposta. A tenda, que possui todos os padrões de Hospital de Campanha, as mesmas usadas em situações emergenciais, contará com poltronas, suportes de soro, cadeiras fixas, pias, insumos estratégicos e medicações para uso básico,  além de toda uma estrutura para garantir tranquilidade às nossas equipes”, explica a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça.

 

A Tenda Hospital de Campanha será destinada aos pacientes de baixa complexidade e obedecerá protocolos especiais de acolhimento e de atendimento para o período crítico, evitando exames e condutas que não sejam emergenciais. “Será um espaço para a retaguarda  dos atendimentos rápidos, característicos dos postos de saúde como hidratação, medicação, aplicação de aerosol, etc. Estamos já viabilizando toda a logística de profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e segurança para este período preocupante, até para diminuir a sobrecarga dos profissionais de saúde que estão de plantão no Huse”, afirma Conceição.

 

Somente neste sábado (22), de 0h às 15 horas, o Pronto Socorro da unidade realizou 352 atendimentos. Desses, 311 foram considerados de baixa complexidade e deveriam estar nas Unidades de Pronto Atendimento.

 

* Com informações da SES

Você pode querer ler também