SMS realiza mutirão contra o mosquito Aedes aegypti no bairro Coroa do Meio

Na manhã desta terça-feira (22), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital realizou um mutirão contra o mosquito Aedes aegypti, no bairro Coroa do Meio, zona Sul. A ação contou com 50 agentes de endemias, 50 agentes de saúde e também 30 soldados do Exército. Com esse quantitativo, estima-se que, ao final da ação, aproximadamente 2 mil endereços sejam visitados.

 

Há algumas semanas, os trabalhos contra o mosquito Aedes aegypti (vetor transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e do Zika Vírus) foi intensificado, tudo para evitar surto de infestação, principalmente agora no verão. De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, no último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), o bairro Coroa do Meio pontuou 1.0, considerado médio risco ou alerta.

“Quanto mais baixo o LIRAa ficar, melhor. Nosso trabalho é evitar proliferação de focos e com isso a multiplicação do mosquito. Compreendemos que o período do verão é muito propício para a multiplicação do Aedes aegypti e isto nos deixa apreensivos. Pedimos que a população compre essa luta, faça sua parte, independente da visita dos agentes. O mosquito se prolifera muito rápido e seus ovos podem ficar meses acoplados nas paredes dos reservatórios esperando um mínimo de água possível para eclodirem. Então não podemos vacilar neste momento”, pontuou Taíse.

 

Dados

 

Vale registrar que, no mutirão do bairro Santos Dumont, foram vistoriadas 2.056 residências. Já no bairro José Conrado de Araújo, as equipes passaram em 1.840 endereços. Na próxima terça-feira, 29 de dezembro, as equipes trabalharão no bairro 18 do Forte para realizarem o último grande mutirão contra o Aedes aegypti de 2015.