ARACAJU/SE, 17 de janeiro de 2025 , 17:46:49

logoajn1

Sustentabilidade é destaque na Semana de Aleitamento Materno

Diversas atividades foram programadas para marcar a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) em Aracaju, com o apoio da Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosepe). O tema para a Semana pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), que começa hoje (1º) é a “Amamentação: Uma chave para o desenvolvimento sustentável”.

 

Com este tema, a SMAM abordará a importância da amamentação para a sustentabilidade e seu papel fundamental para que sejam atingidos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que os governos ao redor do mundo se comprometeram em atingir até o ano de 2030.

 

As atividades da Semana do Aleitamento Materno serão realizadas em parceria com a Coordenação dos Cursos de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit) e Universidade Federal de Sergipe (UFS), Hospital e Maternidade Santa Isabel, Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e apoiadores da amamentação.

 

Na segunda, terça e quinta-feira, na Maternidade Santa Isabel, acontecem palestras sobre a importância do aleitamento materno, nas alas da unidade de saúde, das 10h às 12 horas. Na quarta e na sexta-feira, também das 10h às 12h, será realizado o “Arrastão da chupeta”, quando as pediatras e enfermeiras percorrerão as alas da maternidade conversando com as mães sobre os prejuízos que a utilização da chupeta pode trazer, tanto no que se refere à amamentação quanto para a formação dos dentes e desenvolvimento do bebê.

 

Na quinta-feira (4), a programação acontece na Universidade Tiradentes (Unit), com organização da Coordenação de Enfermagem. As atividades serão abertas às 8h30, no auditório do bloco D, no Campus Farolândia, com a realização da “Hora do Mamaço”. Das 9h às 11 horas será realizada uma mesa-redonda com o tema “Amamentação na atualidade e seus desafios”, com a prof. dra. Rita Maria Rego e a presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo), Lourivânia Oliveira. Logo em seguida, às 11h, acontece a abertura da sala lúdica, no Bloco E sala 21.

 

Membros do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe estarão participando dessa programação, distribuindo aos participantes do evento o laço dourado e explicando a simbologia do mesmo. No período da tarde, as atividades acontecem também na sala lúdica. Às 14h acontece a Roda de Mães, um momento de troca de experiências entre as mamães. Logo depois, às 15h, aula de relaxamento para gestantes e mães. Depois, às 16h, oficina de treinamento para mamães. Às 18 horas tem início a roda de conversa para tratar sobre o tema “Trabalho x maternidade”. Às 20h acontece o encerramento da programação do dia, com sorteio de brindes para as participantes.

 

No sábado (6), acontece A Hora do Mamaço, promovido pela equipe da Maternidade Santa Isabel, no shopping Riomar, no horário das 10h às 22 horas, quando as mães estarão lá juntamente com a equipe da maternidade dialogando com as pessoas que estiverem naquele centro de compras a importância da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida do bebê, tanto para as crianças quanto para as mães e também para o meio ambiente, como diz o próprio tema da SMAM em 2016.

 

Em Sergipe, este é o quarto ano que A Hora do Mamaço é realizada. Em todo país, agora em 2016, o evento já tem confirmada sua realização em mais de 50 locais, em dezenas de cidades por todos os Estados.

 

Ainda durante o mês de agosto, conhecido como Agosto Dourado, em alusão à luta pelo incentivo à amamentação, alunos do curso de Enfermagem da UFS farão um trabalho de mobilização, através das redes sociais, sobre a importância do aleitamento materno. Para isso, estarão divulgandoum filme e material informativo.

 

Fonte: Ascom

Você pode querer ler também