ARACAJU/SE, 19 de julho de 2024 , 13:05:41

logoajn1

Uva passa: o superalimento que deve ser consumido todos os dias

 

Manter uma alimentação equilibrada é essencial para a saúde do corpo humano. Este hábito, aliado à prática regular de exercícios moderados pelo menos três vezes por semana e ao descanso adequado, constituem a base para um estilo de vida saudável. É por isso que muitas pessoas embarcam numa busca constante pelos alimentos mais benéficos para incorporar na sua dieta; nesta ocasião, é dada a conhecer a importância das passas para consumir diariamente, pelos seus poderosos benefícios.

As passas são utilizadas há vários séculos como um alimento nutritivo e versátil. Provenientes de diversas variedades de uva, essas nozes são obtidas através de um processo de secagem que concentra seus açúcares naturais e preserva seus nutrientes.

São conhecidos pelo seu sabor adocicado e textura em borracha, o que os torna um ingrediente popular numa vasta gama de receitas, desde sobremesas a pratos principais. Além do sabor delicioso, as passas são uma excelente fonte de energia, fibras, vitaminas e minerais, sendo ideais para complementar uma alimentação balanceada.

A razão pela qual é recomendado consumir passas todos os dias

O site especializado Medical News Today destacou que, em quantidades moderadas, as passas são uma fonte concentrada de energia, sendo ideais para combater o cansaço de forma natural, além de prevenir algumas doenças. É importante considerar que se trata de um alimento que possui alto valor calórico; isto porque, durante o processo de secagem, o teor de água nas uvas diminui significativamente, concentrando assim os seus nutrientes. Como resultado, eles podem quadruplicar suas calorias em comparação com uma porção de uvas frescas com o mesmo peso.

Segundo algumas pesquisas, as passas são ricas em ferro, cobre, magnésio e potássio, elementos essenciais que podem contribuir significativamente para o equilíbrio da acidez estomacal e promover a saúde cardiovascular. Esses pequenos frutos secos não são apenas uma excelente fonte de minerais, mas também contêm antioxidantes e vitaminas que estão associados a benefícios para a pele. Contudo, é importante destacar que mais estudos são necessários para confirmar a magnitude e o alcance desses efeitos positivos neste órgão.

Por outro lado, os especialistas também alertam para o seu alto teor de açúcar e recomendam cautela nas dietas hipocalóricas, pois consumi-los em grandes quantidades pode causar problemas estomacais e apresentar riscos para menores ou pessoas com dificuldades de deglutição. Estudos, como o publicado na Nutrients, sugerem que entre 80 e 90 gramas diários podem ser benéficos, mas é fundamental consultar um especialista antes de tomá-lo, principalmente para pessoas com diabetes.

Levando tudo isso em consideração, um punhado de passas como lanche entre as refeições é uma alternativa muito mais saudável do que qualquer lanche industrial ou processado. Porém, é fundamental consumi-los com moderação.

Fonte: O Globo

Você pode querer ler também