ARACAJU/SE, 16 de julho de 2025 , 15:11:18

Acadêmicos farão voo experimental de aeromodelo

Um grupo de 22 acadêmicos das Engenharias Elétrica, de Produção, Mecânica e Mecatrônica da Universidade Tiradentes que compõe a equipe do projeto Cabuto testará modelo de aerodesign neste sábado, 14. O voo experimental do aeromodelo rádio controlado deve acontecer entre 8h e 8h30 no kartódromo da Orla de Atalaia.

O voo será filmado pelo grupo e enviado à Competição SAE Brasil AeroDesign para tentar vaga na edição 2020 deste que é considerado o maior desafio lançado aos estudantes do segmento.

O projeto Cabuto busca reproduzir uma aeronave rádio controlada e aproxima teoria da prática sob a supervisão do professor Igor Libertador.

Cabuto Aerodesign

O nome do grupo vem para atender à necessidade da própria competição que é carregar peso. “O kabuto é um besouro que tem a capacidade de carregar até 70x o seu peso, ou seja, tudo a ver com o evento. Como somos do Nordeste, escolhemos escrever o nome do animal com a letra c, mais regional mesmo, mais próximo à nossa realidade”, explica o professor Libertador.

O projeto foi iniciado em 2016 com leituras e discussões. Em 2017, foi montada a aeronave com os parâmetros exigidos à época, e fruto disso, no final de 2018, o grupo foi o único de Sergipe a participar da Competição SAE Brasil AeroDesign.

Da assessoria.

Você pode querer ler também