ARACAJU/SE, 19 de abril de 2024 , 4:04:01

logoajn1

Ação integrada da PC e PM prende líder do ‘Comando Amarelo’

Da redação, AJN1

Equipes das Polícias Civil e Militar deflagraram na manhã desta sexta-feira (14) a operação Centro Seguro, que teve como foco o cumprimento de um mandado de busca e apreensão e de prisão na denominada ocupação “Babilônia”, localizada na rua Laranjeiras, onde já funcionou a Delegacia Plantonista. Vários objetos oriundos de furtos ocorridos na região foram recuperados e um homem identificado como Jorge Luiz, o “Bin Laden” ou “Papai Noel”, que seria o líder de um grupo denominado de “Comando Amarelo”, foi preso, e outras quatro pessoas foram encaminhadas para serem ouvidas na delegacia.

A ação envolveu cerca de 150 policiais e foi coordenada pela delegada Nalile Castro, da Coordenadoria de Polícia Civil da Capital (Copcal). O imóvel, que é particular, foi invadido há mais de um ano e meio e vinha servindo de base para as ações de um grupo denominado “Comando Amarelo”, que se especializou em invadir e saquear imóveis na região do Centro e do bairro Getúlio Vargas.

A delegada Nalile Castro explicou que a ação é resultado de investigações que estão em andamento, em virtude do aumento significativo de furtos qualificados (arrombamentos). Levantamentos realizados pela polícia indicaram que criminosos se infiltraram entre os moradores sem teto e passaram a dominar a ocupação, que era usada como depósito de produtos ilícitos. A delegada lembrou que no início do ano um comerciante e um morador do Getúlio Vargas foram mortos por um dos moradores da ocupação.

O prédio, de quatro pavimentos, se tornou de difícil acesso devido às barreiras montadas pelos ocupantes, o que exigiu uma articulação das Polícias Civil e Militar para garantir um acesso seguro e uma ação controlada. Durante a ação foi recuperado um móvel antigo e vários outros objetos oriundos de furtos. As pessoas que estavam de posse do material foram conduzidas à delegacia para serem interrogadas, enquanto Jorge Luiz, que era investigado e se autodenomina líder do “Comando Amarelo”, foi detido em cumprimento a um mandado de prisão.

“Nas vezes em que foi preso, Jorge Luiz, o “Bin Laden”, ou “Papai Noel”, disse em depoimento que quando fosse solto voltaria a praticar os furtos”, lembrou a delegada, acrescentando que ele era que fazia o levantamentos dos imóveis que seriam alvos das ações criminosas e agia sempre em companhia de cinco homens, alguns deles adolescentes.

*Com informações SSP

Você pode querer ler também