Da redação, AJN1
Novas manchas de óleo surgiram nesta terça-feira (29), em nove praias de cinco estados da Região Nordeste, entre elas, o Abaís, no município sergipano de Estância, litoral Sul. As informações foram repassadas pelo Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA), formado por Marinha, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Além de Estância, as praias afetadas são Via Costeira e Búzios, no Rio Grande do Norte; Conceição e Itapuama, em Pernambuco; Japaratinga e Piaçabuçu, Alagoas; Morro de São Paulo e Moreré, na Bahia. De acordo com o GAA, equipes já foram mobilizadas para atuar nos locais.
Ainda segundo o grupo, as vistorias por navios, o monitoramento aéreo e as ações de limpeza “continuarão até o encerramento das reincidências desse óleo nas praias nordestinas”.
As manchas de óleo cru começaram a aparecer nas praias do litoral nordestino no final de agosto e atingiram mais de 200 localidades em todos os estados da região. Em Sergipe, os resíduos de petróleo foram detectados em 24 de setembro e mais de 900 toneladas já foram recolhidas, desde então.