Os desafios e perspectivas de inclusão das pessoas com deficiência nos espaços culturais, esportivos e de lazer estarão no centro do debate da 6ª edição do Seminário Aracaju Acessível, que acontece na próxima terça-feira (17), na Sociedade Semear. O evento, promovido pelo Instituto Lucas e Mariana Aribé de Acessibilidade para a Inclusão de Pessoas com Deficiência (Iluminar), integra a programação da 7ª Semana Aracaju Acessível, que tem como tema “A Arte de Incluir”.
Neste ano, o Capítulo IX norteia as palestras que abordarão aspectos específicos da aplicação da legislação bem como a necessidade de superação das barreiras atitudinais. “Este é um momento imprescindível para a construção do senso coletivo de inclusão. O público poderá evocar debates e sugerir encaminhamentos visando o efetivo cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência em nossa cidade”, afirma o vereador Lucas Aribé.
Foram convidados para palestrar nesta edição a mestre em Medicina Física e Reabilitação e ex-secretária nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Izabel Maior, o bacharel em Turismo e professor de pós-graduação em Arquitetura Hoteleira, Ricardo Shimosakai, e o professor de Libras José Tadeu Raynal Rocha. Durante a tarde, Lucas Aribé irá mediar uma mesa redonda com o tema Incluir é Uma Arte, quando serão apresentados exemplos de superação e inclusão através da fotografia, esporte e dança, entre outros tipos de arte.
Os participantes do Seminário receberão certificado, desde que cumpram a carga horária integral de oito horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site. A Sociedade Semear está localizada na rua Leonardo Leite, 148, bairro São José, e o evento acontece das 8h às 17h.
A Semana Aracaju Acessível é realizada há sete anos pelo vereador Lucas Aribé, em alusão ao Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa Com Deficiência. Com o apoio de diversos parceiros das iniciativas pública e privada, além de entidades do terceiro setor, a série de eventos discute e estimula práticas inclusivas e iniciativas de valorização da pessoa com deficiência.
Fonte: Ascom Parlamentar