Couvert artístico

Intérpretes e músicos instrumentistas estarão reunidos hoje, às 14:30h, no auditório do Museu da Gente Sergipana, com a presença da diretoria da Ordem dos Músicos do Brasil, secção Sergipe, órgão que regula o exercício do profissional de música, visando debater sobre cachê em bares e restaurantes de Aracaju. Durante a reunião será definido por meio de votação uma proposta de valor mínimo para apresentação. Classe aguarda o trâmite do projeto de lei do Couvert que se encontra na mesa diretora da Câmara de Vereadores de Aracaju. A reunião está sendo organizada pelo MAIS – Movimento dos Artistas Independentes de Sergipe que reúne uma média de 150 integrantes. Por conta das norma sanitária, o acesso será restrito ao limite permitido.

 

Periculosidade

O deputado Gilmar Carvalho (PSC) destacou a importância de assegurar o pagamento de adicional de periculosidade para os servidores policiais civis, militares e bombeiros de Sergipe. Ele solicita que o Governo do Estado envie Projeto de Lei com o objetivo de regulamentar o dispositivo no artigo 7º, inciso XXIII, da Constituição Federal, repetido pelo artigo 29, inciso XVI, da Constituição Estadual. “Esses trabalhadores notoriamente exercem a atividade de segurança pública colocando em risco suas próprias vidas para garantir a ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio do povo sergipano. O risco de morrer faz parte do dia a dia do trabalhador policial”, diz.

Injustiçado

Durante entrevista ontem na SIM FM, o deputado estadual Francisco Gualberto disse estar convencido de que seu período no PT se esgotou. Disse se sentir injustiçado e deixou claro que deve deixar o Partido dos Trabalhadores, mas continuará no agrupamento liderado pelo governador Belivaldo Chagas. Gualberto pretende concorrer a uma vaga na Câmara Federal nas próximas eleições.

Alessandro

O senador Alessandro Vieira (Cidadania), que teve seu nome indicado pelo partido como pré-candidato à Presidência da República, disse ao participar no domingo, 12, de um ato em São Paulo contra o presidente Bolsonaro, que ”nesse momento em que se busca um nome viável para a ‘terceira via’ a Bolsonaro e Lula, não se deve julgar como os brasileiros votaram em 2018, mas unir todos os eleitores descontentes em torno de um nome novo e honrado, fora dos extremos que hoje lideram as pesquisas eleitorais”.

Cobrança

O vereador Ricardo Marques (Cidadania), que tem feito inúmeras críticas contra a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, está cobrando que a Prefeitura de Aracaju explique o porquê da paralisação da obra de uma Escola Municipal de Educação Infantil, no conjunto Augusto Franco. Marques disse que foi até o local e constatou que a obra está paralisada há oito meses.

Alerta

O vereador Breno Garibalde destacou a importância do Setembro Amarelo, dedicado a prevenção ao suicídio no Brasil. Em um discurso de alerta, Breno destacou que vê muita gente fazendo pouco caso da dor do outro, chamando de mimimi, inferiorizando transtornos mentais, atacando outras pessoas pela cor da pele, orientação sexual, gênero, estrutura corporal e por aí vai. “Tudo isso gera um adoecimento que pode levar a graves consequências. O desemprego, a fome, a falta de oportunidades, e de perspectivas também são fatores agravantes”, destacou Breno.

Coletiva

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho Vitale (PSD),  convocou para hoje às 7h uma entrevista coletiva para anunciar a data da realização das provas do concurso público para quadro efetivo da CMA.

Corpo de Bombeiros

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) voltou a pedir ao governador Belivaldo Chagas (PSD) que convoque os aprovados no último concurso do Corpo de Bombeiro Militar, regido pelo Edital 02/2018. “No ano passado, a Corporação deixou de atender 669 ocorrências, seja pela falta de viatura, por estar com problemas mecânicos ou por deficiência em seu efetivo humano”, justificou ao protocolar Moção de Apelo junto à mesa diretora da Assembleia Legislativa.

Mérito Parlamentar

O pesquisador e psicólogo André Faro Santos, recebeu ontem na Assembleia Legislativa a ‘Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar’,  maior honraria do Poder Legislativo. O homenageado figura na 1.797º colocação entre os 106.795 pesquisadores da área “Medicina General e Interna’ no mundo, enquanto na subárea ‘Saúde Pública’ é o 23º no território nacional. O levantamento da Universidade de Stanford (EUA) foi publicado no último dia 16 de outubro no Journal Plos Biology, considerando os impactos científicos em número de citações”, enfatizou o deputado em seu discurso.

Crime sexual

Tramita na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) Projeto de Lei, de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), que versa sobre a proibição de nomear ou contratar qualquer indivíduo condenado por crime sexual contra criança ou adolescente, para determinados cargos e empregos públicos, em Sergipe. Segundo a parlamentar, o objetivo é afastar a possibilidade dessas pessoas trabalharem, por exemplo, em unidades de acolhimento a crianças e adolescentes ou em unidades administrativas que lhes prestem atendimento. Citando dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021, a deputada destaca que, no ano passado, 73,7% dos 60.460 registros de crimes de estupro cometidos foram contra crianças e adolescentes.

Autor

Bastidores

Outras Notícias

voltar para página anterior