Em Laranjeiras, pesquisa sinaliza a volta de Juca à prefeitura

Anderson Christian

christianjor@gmail.com

Pesquisas eleitorais, como se sabe, são retratos do momento. E, em sendo assim, é possível afirmar que o ex-prefeito de Laranjeiras, Juca (MDB), tá bem demais na foto. Vai vendo! Sob o registro no TSE de número SE – 01165/2020, o Instituto França de Pesquisa realizou no município, entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2020 uma pesquisa de intenção de votos para prefeito de Laranjeiras. Com 462 entrevistados, a referida pesquisa tem 95% de índice de confiabilidade e margem de erro de 3%. E os resultados advindos da consulta à população não deixam dúvida: se a eleição fosse hoje, o ex-prefeito Juca voltaria a comandar a cidade que ele já governou. Na modalidade espontânea, quando se pergunta em quem o entrevistado pensa em votar para prefeito, mas sem que se apresente nomes de possíveis candidaturas, Juca lidera com 29,0%; em seguida, Zé Bodega, 15,1%; depois, Alexandre Sobral, 8,9%; Paulinho da Varzinha, 5,6%; Deninha Xavier, 1,8%; Canela, 1,6%; Nenhum, Branco ou Nulo, 21,8%; e Não Soube/ Indeciso, 16,3%. E quando a pesquisa realizada – e contratada, frise-se – pelo Instituto França apresenta os nomes dos pré-candidatos, na modalidade estimulada, a liderança de Juca novamente se confirma: o ex-prefeito aparece na frente com 31,8%; Zé Bodega, 20,5%; Alexandre Sobral, 10,2%; Paulinho da Varzinha, 6,0%; Deninha Xavier, 2,4%; Canela, 2,0%; Nenhum, 17,8%; e Não Soube, 9,1%. Como já dito, pesquisa é uma fotografia do momento. Mas não deixa de ser relevante a capacidade de Juca, após ter deixado o comando administrativo de Laranjeira há quatro anos, de se manter como referência em termos de gestão a ponto dos moradores, mesmo nessa fase de pré-candidatura, em que as manifestações eleitorais são vedadas, referendarem seu nome como o preferido para as eleições deste ano. E além de ser o mais lembrado de forma espontânea, Juca também consegue liderar quando seu nome e os dos demais pré-candidatos são apresentados, o que só reforça que ele, na avaliação popular, segue sendo o nome mais preparado para retirar a cidade de Laranjeiras das dificuldades econômicas e administrativas em que se encontra, visto que, mesmo no poder, a atual gestão não tem nenhuma pré-candidatura que se apresente como alternativa e nem buscará a reeleição. Portanto, o momento, a atual fotografia, demonstra que Juca é que está bem na foto. Simples assim!

Rodrigo oficialmente

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) realizou nesta segunda-feira (14) a convenção para as eleições municipais e homologou o nome do deputado estadual Valadares Filho para prefeito de Aracaju, tendo como vice a missionária Maria Vamília (PSL). A convenção teve participação apenas dos convencionais, com transmissão ao vivo pelas redes e grupos sociais. Em seu discurso, Rodrigo Valadares considerou que sua candidatura é uma “opção para o eleitorado de direita, para o eleitorado conservador e para o eleitorado Bolsonarista, de mostrar que em Sergipe não é um Estado rendido à esquerda e é essa a nossa proposta e a nossa missão”.

Rodrigo oficialmente 2

O deputado estadual Rodrigo Valadares diz que pretende fazer “a mudança de verdade, uma mudança à direita, alinhada com o nosso presidente Bolsonaro e aliada com o Planalto para que Aracaju possa viver a transformação e o avanço que o Brasil vem vivendo”. Nomeada de Frente Conservadora, a aliança será formada por quatro partidos, PTB, PSL, Patriotas e PMN, os quais, opõem-se de maneira frontal ao projeto da esquerda. Para Rodrigo Valadares, “esta é uma ótima opção para o eleitorado conservador, que defende as ideias de direita”.

PMB também

Na manhã desta segunda-feira, 14, o Partido da Mulher Brasileira (PMB) realizou a convenção para concretizar a candidatura de Juraci Nunes a prefeito da capital sergipana. Compondo a chapa, como candidata a vice-prefeita, está Alda, uma grande liderança do Santa Maria e uma grande mulher. “O Santa Maria é um dos bairros mais carentes de Aracaju e que terá toda nossa atenção. Através desta convenção, o bairro ganhou uma forte representante”, destacou Juraci. Para Eudes, Presidente Municipal do PMB, está é a oportunidade de inovação na administração aracajuana. “Quero parabenizar a todos que fazem parte do PMB e dizer que estou muito feliz porque o que estamos enxergando aqui é a criação, o surgimento do novo de verdade, uma luz no fim do túnel de uma campanha que não vai ser pautada em violência, em agressões, porque o novo não usa artifícios velhos. É uma campanha onde nós vamos estar, de fato, fazendo propostas que venham mudar a realidade do povo de Aracaju, que nós amamos tanto”.

PMB também 2

Ainda segundo o presidente, a chapa formada por Juraci, candidato mais jovem de Aracaju, e Alda, representatividade feminina, é motivo de satisfação e honra. “Eu avalio isso como uma grande vitória, porque o povo tem procurado jovens na política. Ainda mais, um jovem de conduta ilibada, muito equilibrado, embora seja o candidato mais jovem, é muito experiente, politicamente falando. Quanto a vice, essa mulher que compõe a chapa, é de uma importância muito grande, porque ela é uma representante direta do povo, uma amiga do Bairro Santa Maria, representa o bairro e representa Aracaju, enfim, é uma pessoa que sabe na pele o que o cidadão precisa e é disso precisamos, do novo e do povo no poder”, enfatizou.

FRASE

“A mudança de verdade, uma mudança à direita, alinhada com o nosso presidente Bolsonaro”

Rodrigo Valadares, pré a prefeito de Aju

Sobre o viés político e ideológico da candidatura

Autor

Anderson Christian

Outras Notícias