ARACAJU/SE, 24 de abril de 2024 , 3:59:01

logoajn1

Estalos no ouvido durante a mastigação. Que profissional procurar?

Por Luiz Carlos Ferreira da Silva*

É bastante comum pacientes chegarem ao consultório odontológico relatando que sentem estalos no ouvido durante a mastigação e que fizeram uma avaliação inicial com o médico otorrinolaringologista, mas o ouvido está normal. Muitas vezes, esses pacientes relatam dores associadas aos estalos, mas uma das perguntas mais frequentes é sobre o risco do “queixo cair”.

Os ruídos no ouvido durante abertura e fechamento da boca podem estar relacionados a problemas na articulação temporomandibular, que é responsável pelos movimentos da mandíbula durante a mastigação. Esta articulação é bastante conhecida pelo acrônimo ATM, pois é formada pela articulação de um osso do crânio, o temporal, com o osso da mandíbula. É no osso temporal que estão localizadas as estruturas do ouvido interno, daí a impressão que os pacientes têm de os ruídos serem dentro do ouvido.

Semelhantes às articulações dos joelhos, a ATM também tem um menisco para amortecer o choque entre os ossos que a compõem. Quando este menisco está deslocado, pode ocorrer um estalo durante a abertura da boca e outro durante o fechamento. Esse ruído representa a acomodação que o menisco deslocado precisa fazer sobre o osso da mandíbula, para que a boca possa abrir e fechar satisfatoriamente.

O importante é saber que a presença do estalido não implica risco do “queixo cair” e, o mais importante, esse problema tem tratamento. Para isto, o cirurgião-dentista vai identificar as prováveis causas do problema e indicar a melhor forma de tratá-lo, que pode ser através de medidas menos invasivas, como correção de alterações na mordida, até procedimentos para reparação do menisco nos casos mais complexos. Agora você já sabe: quando sentir estalo no ouvido durante a mastigação, procure seu dentista!


*Professor Associado de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial da UFS; Coordenador do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Primavera.

 

 

Odontologia Domiciliar

A convite da Comissão de Odontologia Domiciliar do CRO-SE, nesta quinta-feira (09), a Dra. Carmem Lúcia Calheiros, Coordenadora do Serviço de Odontologia Hospitalar do Hospital do Coração de Alagoas, irá ministrar aula com uma abordagem sobre a “Importância e rotina de um serviço de odontologia domiciliar”. A aula será transmitida gratuitamente pela TV CROSE, canal do Conselho Regional de Odontologia no YouTube, a partir das 19h.

 

Identidade profissional digital

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) lançou a versão digital da identidade profissional da Odontologia – CFO ID. Cirurgiões-Dentistas e profissionais Técnicos e Auxiliares em Odontologia já estão encaminhando sua foto, via sistema, e atualizando os dados para ter acesso à carteira. O documento digital é gratuito e possui uma série de vantagens sobre a versão impressa, já estando disponível para adesão imediata em todo o Brasil. Basta acessar o site https://identidadedigital.cfo.org.br e baixar o aplicativo, disponível para IOS e Android.

 

Campanha informativa

O CRO-SE vai lançar mais uma campanha informativa para orientar a população e tirar dúvidas sobre como proceder diante de intercorrências envolvendo questões de saúde bucal. A partir da próxima semana, nas redes sociais do Conselho (@crose.oficial), vai ser possível saber mais sobre temas diversos, através da campanha “E agora, o que eu faço?”. Utilidade pública!

 

Atenção às normas

E por falar em redes sociais, canais de grande importância para a divulgação do trabalho dos cirurgiões-dentistas, o CRO-SE vem pedindo atenção aos profissionais às normas que regulamentam o seu uso na Odontologia. A propaganda irregular é coibida pelo Sistema Conselhos para evitar a concorrência desleal, o aviltamento e a desvalorização da profissão. O CRO-SE recomenda a consulta ao Código de Ética Odontológica e às resoluções do CFO que trazem atualizações sobre o tema. Dúvidas e orientações pelo whatsapp (79) 98115-4395.

 

Pré-Natal Odontológico

O Ministério da Saúde anunciou a publicação de portaria destinando R$10,5 milhões ao Plano Nacional da Garantia de Acesso ao Pré-Natal Odontológico no SUS. O objetivo é assistir aos 2.524 municípios que atingiram, no mínimo, 43% na proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado ao final de 2021, estimulando que os municípios a alcançarem a meta de 60% ou mais. Com isso, espera-se que mais gestantes possam ter atendimento odontológico acessível e de qualidade, contribuindo para gestações mais saudáveis e seguras.