ARACAJU/SE, 7 de dezembro de 2025 , 2:49:11

Idosos brasileiros estão vivendo mais e com menor índice de edentulismo

*Com informações do CFO

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas com 60 anos ou mais duplicou no Brasil entre 2000 e 2023, passando de 8,7% para 15,6% da população. A projeção é que, em 2070, os idosos cheguem a 38% dos brasileiros. Com base nisso, em celebração ao Dia Nacional e Internacional do Idoso, 1º de outubro, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e os 27 Conselhos Regionais (CROs) do país destacam a importância dos cuidados em Saúde Bucal voltados aos pacientes dessa faixa etária, que estão se refletindo em menores índices de edentulismo no país.

Há 20 anos, a expectativa de vida dos brasileiros era de 71 anos; agora é de 76. Apesar do crescimento no número de idosos, as estatísticas oficiais apontam que as pessoas estão envelhecendo com mais dentes na boca. A SB Brasil (Pesquisa Nacional de Saúde Bucal), utilizada para subsidiar a Política Nacional de Saúde Bucal, integrada ao Brasil Sorridente, tem mostrado melhoras do índice CPO-D no país. A perda dentária dos idosos caiu cerca de 4 pontos, diminuindo de 27,53 em 2010 para 23,55 na edição mais recente, realizada em 2023.

Para o CFO, a redução na perda dentária pode ser atribuída à modificação do modelo de atenção básica dentro das políticas públicas de Saúde Bucal, que estão, cada vez mais, incluindo ações de promoção, proteção, prevenção, tratamento, cura e reabilitação, seja individual ou coletiva.

A tendência de crescimento da população idosa faz surgir uma demanda urgente para atendimento a essa parcela da população e coloca em evidência a especialidade da Odontogeriatria. Esse cenário faz com que os cirurgiões-dentistas especialistas em cuidados com a saúde bucal dos idosos, os odontogeriatras, estejam atentos a quais mudanças precisam ser feitas em relação a planejamentos, previsões e tratamentos.

Ao realizar o atendimento da pessoa idosa, o odontogeriatra leva em consideração as características próprias do envelhecimento, que provocam mudanças sensoriais, cognitivas e funcionais no organismo. O profissional também vai indicar os melhores cremes dentais e escovas dentárias, a depender das características clínicas de cada paciente. Os cuidados odontológicos voltados aos idosos incluem ainda especial atenção à prevenção da doença periodontal, que é um fator de risco para doenças sistêmicas, como cardiopatias e diabetes.

Outro ponto de atenção é em relação à cárie, pois a escovação pode ficar comprometida pelo envelhecimento das articulações, da força muscular, da visão, da hipossalivação e de mudança de hábitos alimentares, com a maior ingestão de alimentos cariogênicos, e a diminuição da frequência da escovação diária.

Além disso, o profissional fará abordagens que vão além do atendimento odontológico convencional, realizando também treinamento de cuidadores referentes às técnicas de higiene oral específicas para uma cavidade bucal envelhecida, além de orientar sobre os efeitos de medicamentos de uso contínuo na cavidade bucal.

 

Tribuna Livre

Na última terça-feira, 30, a presidente do CRO-SE, Anna Tereza Lima, ocupou a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju para pautar a importância da valorização profissional, do pagamento do piso salarial e da destinação de recursos para a promoção de melhorias nos serviços e na estrutura da Saúde Bucal da capital, além de apresentar os avanços e pontos de diálogo que estão em curso com a gestão municipal. Seis vereadores fizeram falas em apoio às demandas apresentadas pelo CRO-SE: Maurício Maravilha, autor da propositura; Iran Barbosa, Sonia Meire, Elber Batalha, Marcel Azevedo e Pastor Diego, que presidiu a sessão.

 

Eleição CRO-SE 2025 1

Nesta sexta, 3 de outubro, de 0h a 23h59, o Sistema Conselhos de Odontologia realiza eleições para definição dos Plenários dos Conselhos Regionais para a gestão 2026/2027. Em Sergipe, concorrem duas chapas, sendo a chapa 1 liderada pela atual presidente Anna Tereza Lima; e a chapa 2 liderada pelo candidato Thadeu Roriz. A votação será realizada através da Plataforma Eleja Online. A senha provisória será enviada até 48h antes da eleição por e-mail e/ou SMS. Depois, é preciso acessar a plataforma https://eleicaocrose2025.elejaonline.com, trocar a senha pela definitiva e realizar o voto.

Eleição CRO-SE 2025 2

O voto é obrigatório para cirurgiões-dentistas titulares de inscrição principal efetuada até 03.08.25, que estejam em pleno gozo dos direitos profissionais e quites com a tesouraria até 03.09.25. Não podem votar Cirurgiões-Dentistas exclusivamente Militares (Lei 6.681/79); CDs com Inscrição Provisória, Secundária ou Temporária; e CDs com inscrição definitiva com menos de 60 dias. No site www.crose.org.br e no perfil @crose.oficial no Instagram, todas as informações estão disponíveis para consulta. Dúvidas podem ser sanadas através do whatsapp: (79) 98122-4621.