Itabaiana, mais uma vez, se agiganta nacionalmente

Anderson Christian

christianjor@gmail.com

Por trabalhar na comunicação da prefeitura de Itabaiana, o titular dessa coluna evita elogios desbragados à gestão, ainda que saiba que, de fato, a administração do prefeito Valmir de Francisquinho (PL) é realmente muito acima da média, com qualidades absolutamente reconhecidas pela população. Só que ficar gabando o desempenho de Valmir e de sua competente equipe seria meio que legislar em causa própria. Assim, a coluna quase nunca fala das conquistas e melhorias que a prefeitura, sob o comando de Valmir, tem alcançado para os itabaianenses. Mas existem situações em que é preciso reconhecer essas mesmas conquistas e vitórias e, melhor ainda, leva-las ao público até como forma de demonstrar que existe viabilidade na gestão pública e que é isso o que devemos cobrar dos administradores sejam de Sergipe, sejam de qualquer parte do Brasil. E este é um desses momentos: o prefeito Valmir de Francisquinho foi escolhido um dos 125 prefeitos de todo o Brasil para merecer o honroso título de Prefeito Amigo da Criança. Mas, veja bem: o mais importante é a chancela da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, que foi a entidade que escolheu Valmir para receber tal honraria. E a fundação tem “só” 30 anos de uma atuação impecável por todo o Brasil na luta para que crianças e adolescentes tenham prefeitos e prefeitas que respeitem as suas condições sociais, de vida, de estudos e, principalmente, de ter a oportunidade de se tornarem adultos plenos, que tenham vivido a infância e adolescência em sua plenitude. Só por ter sido escolhido Prefeito Amigo da Criança pela Abrinq, Valmir de Francisquinho já mereceria todos os parabéns possíveis, uma vez que atuar num segmento tão sensível em uma cidade do porte de Itabaiana é uma tarefa complexa, mas que, como a escolha comprova, tem sido muito bem executada por Valmir e sua equipe. Mas tem mais um detalhe: numa cidade em que se respira política o tempo todo, com disputas ferrenhas entre três agrupamentos diferentes, ter sido Valmir de Francisquinho o primeiro, e até aqui o único, prefeito itabaianense a ter reconhecido o seu trabalho de maneira tão grandiosa acaba sendo uma demonstração de que, sim, Valmir está muito a frente de seus adversários no cuidado com as crianças e os adolescentes itabaianenses. E, pra fechar: sabe qual a nobreza imbuída nesse trabalho feito por Valmir? É que crianças e a maior parte dos adolescentes não votam. Ou seja: o que é feito por eles é pensando numa cidade melhor para o futuro e não pensando apenas e de forma apequenada nas eleições seguintes. Para os que tentam detratar a gestão de Valmir, fica a dica: parem de falar e vão trabalhar que vocês ganham mais! E o povo, claro, também sairá ganhando!

De parabéns também

Afora Valmir de Francisquinho, em Itabaiana, mais duas cidades sergipana, tiveram seus prefeitos devidamente reconhecidos pela Fundação Abrinq com o título de Prefeito Amigo da Criança: Aquidabã, com Dr. Mário, e Itaporanga D’Ajuda, com Otávio Sobral. Méritos deles, afinal Sergipe concorreu ao premio com 34 cidade, sendo que no Brasil inteiro foram 2346 cidades buscando o reconhecimento da Abrinq. Mas devemos levar em conta que o tamanho de Aquidabã e Itaporanga, no comparativo com Itabaiana, acaba por abrilhantar ainda mais a conquista itabaianense, já que para ter uma política voltada para crianças e adolescentes numa cidade com mais de 100 mil habitantes que funcione de verdade é uma tarefa e tanto. De toda forma, todos os vencedores merecem o reconhecimento, os parabéns e, principalmente, devem servir de exemplo para os demais gestores, né isso?

Agora é pra valer

Com informações do UOL, confira a decisão sobre as eleições municipais desse ano. É que a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta, 1º de julho, a mudança das eleições municipais de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus. As novas datas são: 1º turno em 15 de novembro e 2º turno em 29 de novembro — o calendário original previa o primeiro turno das eleições em 4 de outubro e o segundo turno, em 25 de outubro. O texto foi aprovado em definitivo.

Agora é pra valer 2

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), convocará para amanhã às 10h uma sessão do Congresso para promulgar a PEC Proposta de Emenda à Constituição). Com isso, ela já passa a valer. A PEC já tinha sido aprovada pelo Senado no último dia 23. Por ser mudança na Constituição, o projeto não vai para sanção de Jair Bolsonaro (sem partido), e sim para promulgação do Congresso.

Bittencourt vai à obra

Na manhã desta quarta-feira, 01, o vereador Professor Bittencourt (PCdoB) acompanhou juntamente com outros parlamentares, o andamento das obras no prédio da Câmara Municipal de Aracaju. Na ocasião, o parlamentar elogiou o andamento da obra e parabenizou o presidente da Casa Legislativa, Nitinho Vitale, pela transparência na gestão. “Esta obra é muito necessária, por se tratar de um prédio histórico da cidade de Aracaju, que está sendo reformado e preservada a sua integridade arquitetônica, a sua fachada e dando melhor funcionalidade com toda a acessibilidade para servidores, vereadores e para o público que possa visitar a Câmara de Vereadores de Aracaju”, pontuou o parlamentar.

FRASE

“Parabenizo Nitinho pela execução de serviço tão necessário, pelo cuidado e austeridade no custo dos recursos”

Prof. Bittencourt, ver. de Aracaju

Sobre presidente da Câmara e reforma no prédio

Autor

Anderson Christian

Outras Notícias