ARACAJU/SE, 25 de abril de 2024 , 1:43:38

logoajn1

Movimento pela inserção de psicóloga(o) e assistente social na escola

A Lei 13.935 que entrou em vigor em 2019 traz uma importante conquista para psicólogos e assistentes sociais. A legislação define que as redes públicas de educação básica contarão com serviços de psicologia e de serviço social para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, por meio de equipes multiprofissionais. Na segunda-feira, 01,  a convite da   Frente Sergipana pela Inserção do/a Assistente Social e do/a Psicólogo/a na Educação -FIASPE, os representantes do Conselho Regional de Psicologia (CRP19) e membros da coordenação do Grupo de Trabalho Psicologia Escolar e Inclusão, psicólogo Marcus Paulo Cardoso Argolo (CRP 19/2623) e psicóloga Kezyane Karine Morais Araújo de Menezes (CRP 19/1582), participaram de uma reunião com o deputado federal João Daniel. Em pauta,  proposituras que tramitam no Legislativo Federal. Psicólogos têm buscado apoio dos deputados federais referente a três projetos que tramitam no Congresso Nacional que ameaçam o financiamento da inserção da Psicologia e do Serviço Social na educação básica pelo FUNDEB. Para a categoria, os PLs 3418/2021 e PL 3339/2021, na Câmara dos Deputados, e o PL 2751/2021, no Senado, colocam em risco a conquista desses profissionais. o Conselheiro Marcus Paulo divulgou que o deputado João Daniel disse que vai apoiar a categoria e observar com mais atenção a situação para tentar uma forma de articular com os demais deputados para que para que tenhamos êxito nessa luta.

Unificação

Foi protocolada, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a Indicação nº 559/2021, de autoria do deputado Iran Barbosa, do PT, que propõe que o governador envie para o Parlamento estadual, Projeto de Lei com o intuito de promover a unificação das duas carreiras de auditores existentes no Fisco Estadual.

Unificação II

Para  Iran Barbosa, não se justifica uma diferença de carreira para profissionais que desempenham a mesma função e possuem as mesmas atribuições. “ É preciso garantir a isonomia de tratamento nas carreiras profissionais. Sendo assim, esta Indicação consiste na busca da valorização de servidores que possuem as mesmas responsabilidades”, explicou. De acordo com o parlamentar, essa é uma das reivindicações da categoria, que está em Estado de Mobilização, através do seu sindicato, o Sindicato do Fisco do Estado de Sergipe (Sindifisco).

IPTI

O Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) realiza nos próximos dias 7 e 8 de novembro a mostra aberta “Santa Luzia do Itanhy, a Capital Mundial das Tecnologias Sociais”. O evento, que tem o intuito de trazer visibilidade ao modelo de desenvolvimento humano que o IPTI está desenvolvendo em Sergipe, acontece no Espaço Cantaloup, em São Paulo. A programação terá a apresentação das principais tecnologias sociais desenvolvidas em Santa Luzia do Itanhy, incluindo a exposição dos resultados locais onde elas já foram reaplicadas, e a quantidade de beneficiários.

Enfermeiro forense

Deputados estaduais aprovaram essa semana, indicação da deputada estadual Goretti Reis (PSD), que solicita ao Governo do Estado a criação do cargo de enfermeiro forense no quadro de pessoal da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) para atender demandas do Instituto Médico Legal (IML). O enfermeiro forense presta assistência especializada e diferenciada a pacientes, vítimas e/ou agressores.

Enfermeiro forense II

“É um profissional de extrema importância que se preocupa em observar, avaliar, averiguar e identificar traumas físicos, psicológicos e sociais ocorridos em pacientes agredidos ou abusados. É necessário que façam parte do quadro de servidores da SSP/SE através do IML. São profissionais com conhecimento qualificado no sistema legal e jurídico para uma coleta de evidências e provas, através de vestígios deixados no local do crime. Auxiliam com depoimentos em tribunal, contribuindo com as autoridades legais”, explicou a parlamentar que se diz orgulhosa por essa Indicação que beneficiará esses brilhantes profissionais.

Descaso

A deputada estadual Kitty Lima ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) ontem, 04, para tecer críticas à gestão do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que segundo a parlamentar, não cumpre as promessas de campanha, inclusive, as voltadas para a causa animal. Ela relatou que uma delas se refere ao Posto de Atendimento a Saúde Animal que não foi concluído no Centro de Zoonose.

Descaso II

“Um cidadão de bicicleta achou uma cadela agonizando, provavelmente envenenada, e levou para o Centro de Zoonose de Aracaju. Chegando lá, não deram nem o atendimento inicial para estabilizar o animal alegando que não podiam”, relatou Kitty, completando que ela mesma pegou o animal, levou para clínica particular, pagou a conta e ficou com o animal. “Inclusive, lá no Zoonose a castração não acontece mais porque tem gente na fila há mais de um ano esperando para castrar seu animal”, lamentou Kitty.