Mudanças estratégicas

O governador Belivaldo Chagas pretende implementar uma série de mudanças no seu quadro de auxiliares. Algumas delas são para atender aliados políticos, mas outras, segundo pessoas ligadas à gestão, são da cota pessoal dele. É o caso da nomeação de George Trindade, que deixa a Secretaria de Administração para comandar o Ipes Saúde, cuja situação financeira é apontada como “preocupante”. Já o advogado Dernival Santos Neto, deixa a representação do escritório de Sergipe em Brasília e vem para a Administração. Fala-se que o ex-deputado André Moura pode ser indicado para cuidar dos interesses de Sergipe, em Brasília.

 

Competitividade

A redução do ICMS do milho em Sergipe tem sido motivo de discórdia de alguns parlamentares na Assembleia Legislativa. Para os que defendem a bandeira, como a deputada Maria Mendonça e Zezinho Sobral, no entanto, a medida garante competitividade com outros mercados, melhorando inclusive a arrecadação. Estados como Bahia, Alagoas, Maranhão e Piauí já adotaram medidas semelhantes. Para Maria, defesas de ações como essas não são feitas de forma aleatória, mas a partir de uma análise cuidadosa e da escuta empática das demandas apontadas pelos mais de 6 mil produtores do produto.

 

Recursos de emenda

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destinou R$ 500 mil de recursos de suas emendas individuais de 2021, para construir um Centro de Equoterapia, no município de Itabaiana. O dinheiro já está na conta à disposição do prefeito Adailton Sousa. A ideia, de acordo com ela, é garantir atendimento à população infantil e adulta de todo o Agreste sergipano, a partir da oferta gratuita de um serviço eficiente e de qualidade aos que precisam desse método terapêutico para reabilitar deficiências física, psicológica ou cognitiva.

 

Conta cara

A Instituição Fiscal Independente (IFI) divulgou nota técnica revelando que a reforma do Imposto de Renda pode custar aos cofres públicos algo em torno de R$ 29 bilhões, já em 2022 com perda de arrecadação tributária. De acordo com o documento, “a não neutralidade da proposta, sob o aspecto fiscal, é preocupante, notadamente em um contexto de fragilidade das contas públicas, com déficit primário, ainda, elevado e dívida pública bastante superior à média dos países comparáveis”. A matéria, já aprovada pela Câmara dos Deputados, está sob análise do Senado.

 

TOME NOTA

 

Coube ao deputado…

Bosco Costa, a indicação do novo superintendente do Patrimônio da União (SPU). O órgão será comandado por Pedro Ernesto Celestino Pascoal.

 

Assunto da semana….

Foi a fusão do DEM com o PSL visando as próximas eleições. O assunto ganhou corpo nas rodas políticas e os líderes das agremiações prometem um bom posicionamento no processo eleitoral

 

Jorge Alberto…

Ex-deputado federal, depois de um tempo sumido do mundo político, reapareceu prometendo ser candidato a governador, ano que vem.

 

Valmir de Francisquinho…

“Não formou grupo além da região de Itabaiana”. Foi o que revelou o deputado Gilmar Carvalho, em seu site. Por isso, “não tem a menor chance de enfrentar uma eleição” para o Governo.

Autor

KATIA SANTANA

Outras Notícias

voltar para página anterior