ARACAJU/SE, 18 de abril de 2024 , 20:15:40

logoajn1

Não matem os seus pais

O caos que estamos vivendo no sistema de saúde, público e privado, com recordes de internações e óbitos por conta da COVID tem uma explicação lógica. Há algumas semanas, no carnaval, as pessoas, em sua maioria jovens, seguindo a lógica fomentada pelos negacionistas “de que jovens não pegam e nem transmitem o vírus”, se aglomeraram nos bares e nas baladas “clandestinas”, nas praias, e mesmo em reuniões familiares sem os devidos cuidados.

As pessoas, principalmente as mais jovens, estão confundindo as restrições de atividades com um passaporte para festejarem e se aglomerarem. Um exemplo foi o que aconteceu no final de semana quando bares e restaurantes fecharam, mas as praias estavam cheias de pessoas em aglomerações como se nada estivesse acontecendo.

Por isso o alerta: NÃO MATEM OS SEUS PAIS. Vocês podem nem ter sintomas e estarem infectados e transmitindo o vírus, ou mesmo com sintomas leves e podem achar que seja um simples resfriado. A transmissibilidade com essas novas cepas é muito maior que a primeira, e isso está impactando todo o sistema de saúde.

Faltam leitos de UTI, e não adianta entrar com ação na justiça para conseguir uma UTI, porque UTI não se compra na esquina. São necessários equipamentos de ponta e profissionais muito bem treinados. Nossos profissionais de saúde estão exaustos e muitos adoeceram e morreram com a COVID.

Não existem tratamentos precoces. Não entrem nesse barco furado de se automedicar com vermífugos e remédio para malária, porque você poderá ser a próxima vítima.

Não se aglomerem. Usem máscara o tempo todo, e se tiver algum sintoma use a máscara mesmo em casa para não transmitir aos mais vulneráveis. NÃO MATEM OS SEUS PAIS!

Na dúvida, procurem fazer o teste e sigam as orientações dos médicos.  Caso tenham que ficar isolados, se isolem para proteger os mais fracos. NÃO MATEM OS SEUS PAIS!

Não entrem na onda dos que pregam que tudo isso “é frescura” porque não é. Ao contrário, é a dura realidade que precisamos enfrentar com inteligência, com informação e atitude, não com discursos de ponta de rua de gente ignorante e sem respeito ao próximo. Isso não é “mimimi”. NÃO MATEM OS SEUS PAIS!

E se isso tudo ainda for pouco para você, não queira sentir a “fome de ar” que mata o doente da COVID por faltar oxigênio e leitos de UTI.

É hora de ser solidário com o próximo que está bem próximo de você, aquele que vive na mesma casa e compartilha do mesmo ambiente. NÃO MATEM OS SEUS PAIS!