Não troque o hoje pelo amanhã

Por favor, preste atenção nesta passagem bíblica: “Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”. Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna. Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado”. (Tiago 4:13-17)

Planejar é algo importante. Programar-se para fazer uma viagem ou mesmo para realizar atividades rotineiras do lar ou profissionais é extremamente saudável. Utilizar uma agenda,  destacar os compromissos, fazer um orçamento mensal/anual são coisas relevantes para organizarmos nossa vida. Ter uma previdência, fazer um reserva financeira é recomendável à todos nós.

O que não é recomendável é achar que o nosso futuro está garantido pelo fato de planejarmos a nossa vida. Devemos ter a consciência de que a vida não está em nossas mãos e, por mais que tentemos ter o controle de tudo, são muitas variáveis e questões que nem sequer imaginamos enfrentar e que podem mudar todo o nosso planejamento. Em algum momento não conseguiremos cumprir todos os compromissos marcados na nossa agenda. E mais do que isso, um dia a morte chegará – não sabemos quando, mas ela chegará. Portanto, não podemos confiar em nós mesmos – muito  menos em nossos planos.

A pandemia nos mostrou claramente que a humanidade não está no controle da vida. De uma hora pra outra, nossas rotinas foram alteradas, o medo bateu na nossa porta e passamos a usar máscaras e álcool para tentar de alguma forma se proteger de um vírus totalmente desconhecido. A economia foi afetada, países entraram em colapso, negócios fecharam e muita gente ficou desempregada, passando dificuldades. A ciência foi surpreendida e podemos dizer que inicialmente ficou perdida, tentando de todas as formas encontrar um meio para combater o mal, testando aqui e ali medidas que fossem eficazes para o controle da pandemia. Enfim, a vida não está em nossas mãos.

E temos muitos outros exemplos da nossa vida comum que confirmam isso. Uma notícia  inesperada que mudou todos os planos para aquele dia, uma partida que nunca teve um retorno, uma decolagem que não teve pouso ou a descoberta de uma enfermidade. Seja também um encontro inesperado com um amigo querido, uma promoção no trabalho, uma prova feita de forma despretensiosa e que teve bom resultado, uma oportunidade de negócio, a descoberta de uma gravidez, etc. Definitivamente, a vida não está sob o nosso controle.

Mas se ela não está em nossas mãos, está nas mãos de quem? A Bíblia nos mostra que não vivemos de acontecimentos aleatórios, mas tudo está nas mãos de Deus. Por isso, se Deus quiser, faremos isso ou aquilo, se Ele quiser, chegaremos em casa, se Ele quiser, acordaremos para o trabalho, se Ele desejar, cumpriremos a nossa agenda hoje e se tão somente Ele permitir, faremos aquela viagem tão desejada próximo mês. A vida está nas mãos de Deus.

E esta é a melhor notícia que poderíamos ter. Não existe mãos melhores para cuidar das nossas vidas. Porém, só conseguiremos descansar nessa verdade se o nosso coração verdadeiramente crer em Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossa vida.

Se o nosso coração estiver em Cristo, saberemos que fomos reconciliados com Deus por meio do sacrífico de Jesus na Cruz. Saberemos que fomos justificados pela ressurreição de Cristo e por meio dele a morte foi vencida. Agora, com Ele, nada mais pode nos separar do amor de Deus.

Crer em Jesus significa descansar nessas verdades, e ter a vida transformada hoje mesmo. Não trocaremos mais o hoje pelo amanhã, ficando ansioso pelo futuro, preocupado  e com medo de que algo ruim aconteça amanhã. Também não precisaremos trabalhar loucamente hoje para amanhã ter uma vida melhor, para amanhã dar boas coisas aos nossos filhos e amanhã fazer boas obras. De maneira nenhuma! Devemos trabalhar hoje para viver o hoje, pois podemos viver uma vida boa hoje, como um bom pai hoje, um bom marido hoje, realizando boas obras hoje, pois nas nossas mãos só temos o agora para viver, então vivamos bem o hoje que o Senhor graciosamente nos dá! E lembre do texto bíblico que diz: “quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado”. Logo, busquemos sempre fazer o bem, confiando no Deus que provê e governa todas as coisas.

Autor

Pr. Márcio André

Outras Notícias

voltar para página anterior