Primeiro aeróbio ou anaeróbio?

Várias são as discussões quando se menciona o exercício físico na busca mais rápida do objetivo desejado pelo praticante. Quando se inicia a prática do exercício, cada indivíduo tem um objetivo a ser alcançado para o corpo, seja hipertrofia muscular, diminuição do percentual de gordura, resistência cardiovascular, ganho de força, enfim, qualquer que seja a valência física desejada, várias pessoas realizam dois tipos de exercícios: os aeróbios e a musculação. Em contrapartida muitos não sabem por onde começar se pela musculação ou pelo exercício aeróbio para um melhor rendimento em seus treinos.

Certo da importância dos exercícios aeróbios e da musculação, a depender do objetivo físico, o ápice da forma é alcançado se colocados em ordem correta. Pode-se definir qual iniciar de acordo com a valência desejada. Caso o indivíduo inicie pelo aeróbio e com intensidade moderada a alta, terá como finalidade o aumento da resistência cardiopulmonar, neste vale lembrar que a intensidade deve ser aumentada à medida que o indivíduo vai se condicionando, porém respeite seus limites da frequência cardíaca máxima. Para entender melhor a finalidade de se iniciar o exercício pela musculação explica-se que o corpo humano utiliza fontes energéticas para realização das atividades físicas, tais como carboidratos e gorduras. A utilização destes combustíveis altera seu percentual de consumo de acordo com a intensidade e duração do exercício. Para atividades curtas predominam-se os carboidratos e para exercícios de baixa intensidade e longa duração, o recrutamento maior será das gorduras. Caso o objetivo seja diminuição do peso, ótima alternativa é iniciar pela musculação já que o gasto inicial em maior proporção será dos carboidratos, após determinado tempo terá uma inversão dos gastos predominando as gorduras. Assim ao final do treino, o aeróbio se permanecer em maior tempo e treinado na zona ideal de 60% a 70% da freqüência cardíaca máxima queimará mais as gorduras indesejadas.

Quando o praticante tem como objetivo hipertrofia muscular o ideal é iniciar pela musculação, já que o rendimento será bem maior por está descansado e poderá introduzir mais cargas com execução precisa para tal valência física. O que ocorre com muita frequência nas academias é o professor indicar para o aluno a realização primeiro do treino aeróbio a musculação, seja qual for o objetivo utiliza-o como aquecimento para os trabalhos neuromusculares, esta afirmativa não o condena como incorreto, porém pode-se aquecer no próprio aparelho o qual está inserido no programa do dia de treinamento. Portanto tenha seu objetivo determinado e seu professor indicará seu treino e por onde iniciar, e independentemente da ordem dos exercícios de início o gasto calórico é presente.

Autor

Ilgo Max

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