Qual o seu biotipo corporal?

Magro ou acima do peso, alto ou baixo, com o quadril largo ou não, ombros estreitos ou largos, abdômen saliente ou chapado. Cada indivíduo tem um biotipo diferente. Especialistas dividiram as pessoas em três condições diferentes, de acordo com a composição corporal. Veja a seguir essas divisões e identifique o seu tipo físico:

*ECTOMORFO: Estrutura corporal frágil, delicada, com segmentos finos, tórax longo, ombros arredondados, braços longos e finos. Possui baixa porcentagem de gordura corporal com estrutura óssea comprida, corpo magro e longilíneo, também com o metabolismo acelerado, dificuldade de ganhar peso e volume muscular. DICAS DE TREINAMENTO: Provavelmente seu maior desempenho será alcançado com a musculação, realizando treinos com mais cargas e com aumento do tempo de recuperação para dois minutos entre as séries. O trabalho cardiovascular deve ser diminuído. DICAS DE DIETA: Precisa ingerir com freqüência alimentos de alta qualidade nutricional, saudáveis e completos. Deve sempre fazer uso de suplementos multivitamínicos e minerais. Outros suplementos como os aminoácidos, os shakes de proteína e, principalmente, os hipercalóricos, que também podem ajudar.

*MESOMORFO: Geneticamente falando, são mais predispostos a terem maiores ganhos musculares. Seguindo uma dieta apropriada, dispõem de mais facilidade para perder gordura do que as pessoas que possuem os outros tipos físicos. Com isso, atingem altos níveis de hipertrofia e adquirem boa definição e explosão muscular. DICAS DE TREINAMENTO: Treino de musculação com cargas pesadas (com muita força e muita intensidade). Técnicas avançadas, por exemplo, drop sets, séries negativas, super sets, serão muito úteis, os proporcionarão excelentes ganhos de massa muscular.

Exercícios cardiovasculares deverão ser realizados de duas a três vezes por semana, por aproximadamente 30 minutos por sessão, com intensidade moderada a alta. DICAS DE DIETA: Dieta nutritiva, evitando alimentos com pouco valor nutricional. Para isso deve

ingerir proteínas de alta qualidade ao longo do dia, com uma quantidade moderada de carboidratos (de preferência aqueles com baixo índico glicêmico) e gorduras.

00*ENDOMORFO: Geralmente são tipos físicos mais predispostos ao acúmulo de gorduras. São pessoas de elevado peso corporal, de formas arredondadas, abdômen saliente e braço e pernas proporcionalmente urtas. Têm uma estrutura óssea larga e um metabolismo lento. Por isso ganham peso facilmente e apresentam dificuldade para perder gordura. DICAS DE TREINAMENTO: A musculação é bem indicada para agir na queima de gordura e conquistar massa muscular. Concentre-se na aceleração do

metabolismo com treinos em circuito e super sets. Outras técnicas, como repetições entre 10-15 serão eficientes. É indicado pouco tempo de descanso entre os sets de exercícios para que seja mantida a zona de batimento cardíaco alvo. O treino cardiovascular deve ser feito com regularidade. DICAS DE DIETA: Fazer refeições menores e freqüentes ao longo do dia, além das regulares (café da manhã, almoço e jantar) para aumentar o metabolismo e manter os níveis de energia mais estáveis. O ideal é realizar de 5 a 6 refeições por dia. Procure um profissional de educação física para fazer uma avaliação e veja em qual desses biótipos você se enquadra. Siga as dicas e bons treinos!

Autor

Ilgo Max

Outras Notícias

voltar para página inicial