ARACAJU/SE, 24 de abril de 2024 , 12:46:32

logoajn1

Quem tem um propósito é imparável

Dia desses eu decidi voltar a praticar atividade física na academia. Em bom Português, voltei a malhar pra ficar com o corpo ‘torado’, shape em dia, monstro do abdômen dividido (agora exagerei, papai)… e tantas outras expressões idiomáticas que fazem parte do universo fitness. Treino pago, sentindo na pele o no pain no gain (lema em inglês que significa ‘sem dor, sem ganho’, exaltando o esforço para se atingir o objetivo), fiz o meu alongamento e saí do templo do culto ao corpo.

Logo na saída da academia, pude me deparar como uma cena, no mínimo inusitada: um morador de rua dormia inabalavelmente na calçada. Protegido por pedaços de lençóis surrados pelo tempo e pela vida, o dormente ressonava como se estivesse no mais profundo sonhos onde a vida é mais feliz distante da realidade.

Os seus pertences estavam devidamente organizados ao seu redor, formando uma espécie de casulo protetor. Acredito que esse tipo de disposição dos objetos conferia proteção do vento frio do silêncio noturno. Algo me chamou à atenção neste cenário: uma bíblia, que estava sobre uma mochila abarrotada, estava aberta como se fora forçada a estar naquela página, que continha um destaque pausado no seguinte versículo do Evangelho segundo São Marcos: “Se podes?”, disse Jesus. Tudo é possível àquele que crê” (9:23).

Confesso que aquela cena completa me despiu de toda e qualquer pressa. Parei atônito para desvendar a lição maravilhosa que diante de mim se encontrava.

– Qual lição, rapaz?

A realidade não é aquela que está à nossa frente; aquela vista com os olhos naturais, por meio dos quais cores e formas se completam e nos dão um texto visual. Não. A realidade está acima disso. Ela é criada por aquilo em que acreditamos. “Tudo é possível ao que crê”. Essa força de transformação de realidades estava ali latejando na minha mente e eu pude vislumbrar um cenário diferente para aquele rapaz que, deitado na calçada, talvez sonhasse com um estado físico diferente.

“Tudo é possível ao que crê”. Essa sentença me transporta a imaginar e acreditar que a felicidade está nas projeções dos propósitos que criamos. Estes propósitos são os responsáveis por continuarmos a caminhada. Eles são a chave-mestra de todas as portas. Por essa razão, de fato, tudo é possível. Firmou-se, portanto, no meu coração, a certeza fundamentada de que toda pessoa que tem um propósito é imparável.

Como forma de agradecimento pela lição, acordei o que dormia e lhe ofereci um café no McDonald’s. Ele agradeceu, mas rejeitou o convite, afirmando que comida de fast food americana engorda.