- 11/12/2018 - 19:57

Rangendo dentes



Até o final da tarde de segunda-feira (17), quando ocorrerá a diplomação dos eleitos em outubro passado, haverá muita agonia e ranger de dentes. É que alguns eleitos com expressiva votação, estão na berlinda e sob a mira do Ministério Público Eleitoral em decorrência de práticas ilícitas no processo eleitoral. É o caso de Thalyson de Valmir (PR), campeão de votos na disputa proporcional e Valdevan Noventa,  eleito para mandatos na Assembleia Legislativa de Sergipe e na Câmara Federal, respectivamente. A procuradoria da República trabalha na perspectiva de barrar a diplomação dos dois.

 

Falando nele

E por falar em Thalyson de Valmir, nesta terça-feira, em entrevista coletiva à imprensa, a procuradora Eunice Dantas, do Ministério Público Federal anunciou o ajuizamento de ação em seu desfavor, bem como em desfavor do seu pai, prefeito afastado de Itabaiana, Valmir de Francisquinho. Contra ambos pesa acusação de compra de votos. Na peça acusatória foram anexados vídeos e fotos que revelam a escancarada captação de sufrágio. Aliás, na véspera da eleição, um agente da Polícia Federal e um membro do MP flagraram a compra de votos.

A propósito

A procuradora Eunice Dantas pediu ao Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe que rejeite as contas de campanha de Valdevan Noventa, eleito deputado federal e que está preso desde a semana passada, acusado de comprar voto e outras coisitas do reino da ilegalidade. Ele está no Cadeião de Estância, enquanto a Polícia investiga  uma possível ligação dele com o crime organizado.

Na berlinda

O mandato de Diná Almeida, primeira dama de Tobias Barreto e deputada estadual eleita, também está na berlinda. A procuradora Eunice Dantas impetrou ação pedindo a cassação e a suspensão dos seus direitos políticos pelos próximos oito anos.  De acordo com Dantas, as investigações apontam que a maior parte dos R$ 237 mil  recebidos por Diná, na campanha, são de “doadores que têm vínculos empregatícios com a Prefeitura Municipal de Tobias Barreto”. Segundo os dados do TRE, dentre os 46 doadores de campanha, pelo menos 25 apresentam relação com o Município, cujas doações somaram R$ 148.207,55, ou seja mais de 60% de todo o valor recebido.

Zerar pauta

As sessão da Assembleia Legislativa serão prorrogadas até a próxima semana para que os parlamentares possam ter tempo de apreciar todos os projetos que chegaram nos últimos dias. As equipes técnicas se debruçam para analisá-los e repassar os devidos pareceres para os deputados. Dentre as matérias está o Orçamento para o exercício financeiro de 2019 que vai para a terceira discussão e redação final.