ARACAJU/SE, 23 de abril de 2024 , 19:27:59

logoajn1

Selo UNICEF

Equipes municipais de 56 municípios sergipanos se reúnem, amanhã, 21, com representantes do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), e seu parceiro técnico Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), para fortalecer as estratégias municipais de enfrentamento ao abandono e exclusão escolar e garantir a aprendizagem, durante o Encontro pela Educação no Selo UNICEF – Fortalecendo políticas públicas para crianças. O evento acontece das 8h às 17h, no Campus Jabotiana da Faculdade Pio Décimo.

De caráter formativo, o encontro reunirá técnicos das áreas de saúde e educação engajados no Selo UNICEF e na Busca Ativa Escolar, a fim de compartilhar experiências, realizar coletivamente estudos de caso e aprofundar o aprendizado sobre as metodologias das duas estratégias com vistas a atuar coletivamente para reduzir desigualdades e garantir direitos de crianças e adolescentes. Evasão escolar, qualidade da educação infantil,  importância da busca ativa vacinal, desenvolvimento da primeira infância e da proteção contra violências são alguns dos temas abordados no evento.

O encontro de Sergipe inicia uma série de 29 capacitações que acontecem até o dia 30 de agosto em 18 estados integrantes das regiões do semiárido e Amazônia legal brasileira, reunindo mais de 5 mil técnicos e secretários de 2 mil municípios. Os encontros presenciais fazem parte da metodologia do Selo UNICEF que também inclui capacitações remotas e compartilhamento de conteúdo e instrumentos de forma contínua ao longo da edição.

 

Ricardo Marques

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) divulgou que foi recebido, no Fórum Gumersindo Bessa, pelo Juiz da 12ª Vara Cível de Aracaju, Marcos de Oliveira Pinto, que é o responsável por julgar a ação que trata sobre a licitação do transporte coletivo de Aracaju. Marques disse que buscou maiores informações sobre o andamento do processo. O vereador diz que todos ganharão com a realização da licitação, uma vez que trará garantias para as empresas, para os usuários do transporte público e também para o Poder Público. “Tudo estará documentado e, claro, cada um vai ter que cumprir com seus direitos e deveres. A licitação não é apenas uma necessidade, é o cumprimento da Lei”, diz.

 

Feminicídio

A vereadora por Aracaju, Sheyla Galba, destacou ontem no parlamento municipal o cenário de violência contra mulheres em Sergipe. Sheyla destacou dados atribuídos por ela à SSP segundo os quais, foram registrados nos primeiros seis meses deste ano pelo menos nove feminicídios, sendo que no ano passado foram seis no mesmo período. O último caso aconteceu no município de Santo Amaro das Brotas, na última quinta-feira, 14, quando uma mulher foi morta a pauladas pelo companheiro. A parlamentar lamentou as mortes e prestou solidariedade às famílias das vítimas.

 

Valorização

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) esteve reunido com conselheiros Tutelares de Aracaju, para debater o Projeto de Lei 163/2022, de sua autoria, que acrescenta os incisos VI e VII ao Art. 8º da Lei 4.644, incluindo a aplicação de uma prova para se candidatar a função de conselheiro tutelar. Lima diz que o exame tem como objetivo alcançar uma melhor qualificação dos pretendentes, demonstrando sua aptidão para ocupar a função. Ele defende que com a prova, é possível fazer com que os órgãos regularizadores e a Prefeitura vejam a função de uma outra forma

Destino Aracaju

Com o objetivo de reforçar a divulgação dos atrativos turísticos de Aracaju na região Sudeste do país, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), realiza a 6ª edição do roadshow Viva Aracaju nos dias 19, 20 e 21 de julho, nas cidades fluminenses do Rio de Janeiro e Niterói. Destaque no processo de divulgação, a capital aracajuana recebeu o reconhecimento da Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto/SP, por meio de uma Moção de Congratulações e Aplausos, propositura de iniciativa do vereador paulista Marcos Papa.

 

Contrato rescindido

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) anunciou na última segunda-feira, 18, que rescindiu unilateralmente o contrato firmado com a Locazil Locações e Serviços LTDA, empresa que assumiu, após vencer processo licitatório (Nº002/2019) em dezembro de 2019, a concessão do serviço público para organização e manutenção das feiras livres da capital. Segundo a Emsurb, a rescisão ocorreu devido a graves e constantes infrações por violação dos termos contratuais. Com a rescisão, a Sergipe Locações Feiras e Eventos Eireli, uma das empresas classificadas no certame anterior, iniciou suas atividades ontem, 19, pela feira do Batistão, com a instalação de bancas.