Votantes aptos

Daqui menos de 30 dias, cerca de 147,9 milhões de brasileiros, aptos a votar nas eleições deste ano, devem ir às urnas eleger prefeitos, vices e vereadores. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e representam um crescimento da ordem de 2,66% quando comparados com as eleições de 2016, momento em que o eleitorado elegeu mandatários para os mesmos cargos. Do total declarado este ano, 133,37 milhões são obrigados a votar e outros 14,5 milhões têm voto facultativo.

Pouco representada

Como já se registra há anos, as mulheres continuam sendo a maioria da população. Elas representam 52,49% do eleitorado apto, porém quando se fala em participação delas no processo eleitoral, continuam sendo minoria: 33,1%. Desse montante, apenas 13% disputarão comandos de prefeituras. A presença do gênero nos espaços políticos tem avançado, mas carece de maior capilaridade.

 Minoria ascendente

Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que 276 mil candidatos negros vão concorrer nas eleições de 2020, o equivalente a 49,95% do total. As candidaturas de pessoas que se declararam brancas representam 48,04% dos registros formalizados junto à Justiça Eleitoral. Também houve crescimento dos postulantes indígenas que chegaram a 2,1 mil, o equivalente a 0,4% do total. No país existem 38 índios que disputarão Prefeituras e 72 vice-prefeituras. O aumento é de 25% num comparativo com o pleito de 2016.

Menos burocracia

Por vezes, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) tem defendido a desburocratização dos processos para minimizar os impactos enfrentados por micro e pequenos empresários. Ela revelou a dificuldade que esses segmentos têm para acessar crédito e poderem continuar sobrevivendo em meio à turbulência gerada pelo novo coronavírus. Maria citou que dos inúmeros recursos anunciados pelo Governo Federal, apenas 15% foi liberado, o que tem deixado os micro e pequenos negócios em apuros, sobretudo, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Nova rota

O Governo do Estado encaminhou projetos de leis à Assembleia Legislativa propondo a criação das rotas turísticas da Farinha, Baixo São Francisco e Litoral Sul. A deputada estadual Maria Mendonça aproveitou para propor a criação da rota Caminhos da Serra de Itabaiana, com foco no ecoturismo. Através de Moção de Apelo, a parlamentar ressaltou que a área possui potencial turístico a ser explorado de forma sustentável e poderá contribuir, entre outras coisas, com a empregabilidade e com a atração de novos investimentos.

……..

Sem fundo…

Presidentes de alguns partidos estão enfurecidos por não terem recebidos recursos do fundo eleitoral. Complicado controlar a agonia de muitos candidatos que dependem disso para fazer campanha.  

 Peterson Almeida….

Promotor de Justiça Eleitoral, lança no próximo dia 29, o livro Abuso do poder religioso nas eleições. O tema, discutido no programa Além da Pauta, na TV Alese, é bem oportuno, mas, sem dúvida, um vespeiro.

 Dia 21…

A secretária da Saúde, Mércia Feitosa comparecerá a Alese para prestar contas das ações de sua pasta. Dia 29, é a vez do secretário da Fazenda, Marco Antônio Queiroz falar aos parlamenatares.

Autor

KATIA SANTANA

Outras Notícias