Banda “Estação da Luz” conduz cortejo do Rasgadinho hoje

Da redação, AJN1

A banda Estação da Luz conduzirá o cortejo do bloco Rasgadinho na tarde desta segunda-feira (4) de carnaval. O séquito passará pelas ruas de Estância, Gararu até a Edézio Vieira de Lima e volta pela avenida Hermes Fontes, em Aracaju.

Nesta terça-feira (5) de carnaval, a animação ficará por conta da banda Aruana. Desde sábado, já passaram pelo bloco as bandas Cajurioca e Cajuranas e Karla Isabella.

Quando tudo iniciou

O Rasgadinho começou em 1962, fruto da brincadeira de um grupo de amigos, que tinha dentre os líderes Leopoldo Santos. Eles se reuniam vestidos em trajes rasgados – dando origem ao nome do então bloco – e com charangas, batuques, marchinhas, muito confete e serpentina faziam a alegria das comunidades dos bairros Suíssa, Cirurgia e Getúlio Vargas, trajeto que era percorrido até chegarem ao centro comercial da cidade, onde se juntavam a outras manifestações de grupos da época.

Mas essa animação ficou esquecida por alguns anos, até que em 2003, o então líder comunitário Robson Viana decidiu resgatar a tradição, e ano após ano, fez com que o Rasgadinho ganhasse corpo, fôlego e robustez, passando a ser uma das maiores festas populares de rua do Brasil e referência no Nordeste do país.