Estudantes do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, desembarcaram na cidade de Oxford, no Reino Unido, para participar de mais uma Simulação da Organização das Nações Unidas (ONU). Com a presença de três alunos de destaque do Atheneu ONU, do professor Yuri Norberto e do diretor da instituição, Daniel Lemos, o evento, que será realizado na Universidade de Oxford entre os dias 22 e 24 de novembro, tem como objetivos promover a internacionalização das simulações já realizadas na escola e valorizar a Rede Estadual de Ensino.
As simulações da ONU, conhecidas como Model United Nations (MUN), são eventos acadêmicos nos quais os participantes assumem o papel de diplomatas, jornalistas ou juízes para representar países ou organizações. O propósito é debater e solucionar problemas globais, como a qualidade da educação, a redução de desigualdades e a sustentabilidade de cidades e comunidades. Além de serem uma forma de aprendizagem, essas simulações incentivam o estudo de Ciências Políticas, Diplomacia e Direito. Elas acontecem em diversos lugares do mundo e podem ser realizadas por pessoas de qualquer idade, embora sejam mais comuns entre estudantes.
Os alunos selecionados Luciano Ferreira, Clara Almeida e Jorge Souza foram escolhidos com base em critérios de participação e comprometimento. Luciano Ferreira compartilhou sua felicidade ao participar do MUN. “Está sendo uma experiência incrível! Acho que é clichê dizer, mas estar aqui é um sonho realizado, principalmente por poder simular em uma das melhores faculdades da Europa e pelo nosso ótimo desempenho”.
Clara Almeida, outra participante, destacou a emoção de fazer parte do evento. “Falar de Oxford é algo complexo, porque parece que foi tudo tirado dos meus sonhos. Eu costumava ver a Inglaterra nos filmes e nas séries de televisão, mas nunca imaginei que isso pudesse fazer parte da minha realidade”. Clara acrescentou que a experiência reafirmou suas aspirações. “É um sonho realizado por completo, que me faz acreditar que muito mais é possível e que meu sonho de estudar em uma faculdade no exterior não é tão distante assim”.
O estudante Jorge Souza diz que está sendo uma experiência incrível poder conhecer outras culturas e pessoas. “Compartilhar de conhecimentos internacionais dentro da simulação e aprender sempre mais com tudo isso está sendo incrível! Chega um momento que nem nós acreditamos, mas é muito bom podermos nos arriscar ao novo e poder mostrar para o mundo como Sergipe é bom no que faz”, comenta.
Durante o evento, os participantes simulam comitês que realmente existem na ONU. Os alunos assumem papéis de chefes de Estado, buscando soluções para problemas que já afetaram o planeta ou que apresentam riscos futuros. Representando seus países, os estudantes podem expor visões de mundo, discutir temas geopolíticos e desempenhar papéis de liderança.
O professor Yuri Norberto, que acompanha os alunos na viagem, ressaltou o impacto acadêmico e pessoal da experiência. “Durante a simulação, eles podem colocar em prática tudo o que estudam na escola, em disciplinas como geografia e biologia. Além disso, ao participarem desse evento, percebem que sua Rede de Ensino os apoia e que podem sonhar com novos caminhos para aplicar seus conhecimentos”.
Realizado há seis anos consecutivos, o Atheneu ONU, maior simulação estudantil da Assembleia Geral da ONU na América Latina, reafirma o protagonismo estudantil ao debater temas globais relevantes. Desenvolvido pelo Centro de Excelência Atheneu Sergipense, o projeto já se consolidou como referência em discussões sobre temas nacionais e internacionais, contribuindo para a formação social, profissional e de liderança dos adolescentes e jovens da unidade escolar.
Fotos | Divulgação Unidade Escolar