ARACAJU/SE, 13 de novembro de 2025 , 12:00:01

Aracaju sedia o VIII Congresso Internacional das Coalizões pela Diversidade Cultural durante o Curta-Se 24

 

De 5 a 7 de novembro de 2025, a capital sergipana será o palco do VIII Congresso Internacional das Coalizões pela Diversidade Cultural, um dos mais importantes encontros globais voltados à defesa e promoção da diversidade das expressões artísticas. O evento será realizado no Hotel Real Classic, localizado na Coroa do Meio, dentro da programação da 24ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-Se 24), e reunirá representantes de dezenas de países, especialistas, gestores culturais e artistas.

Organizado pela Federação Internacional das Coalizões pela Diversidade Cultural (FICDC) e pela Coalizão Brasileira pela Diversidade Cultural (CBDC), o Congresso conta com o apoio do Governo de Sergipe, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do próprio Festival Curta-Se, o qual recebe patrocínio da Petrobras, Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

As Coalizões pela Diversidade Cultural são redes da sociedade civil que atuam em todo o mundo para fortalecer políticas públicas e práticas que assegurem a pluralidade das expressões culturais. Todos os anos, elas se reúnem para discutir a implementação da Convenção da Unesco de 2005 sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, identificando desafios e propondo caminhos para uma melhor aplicação do tratado, que completa 20 anos em 2025.

A abertura oficial do Congresso, em 5 de novembro, coincide com o Dia Nacional da Cultura e da Língua Portuguesa, e contará com a presença de autoridades, representantes de organismos internacionais e artistas de diversas linguagens. Os interessados podem se inscrever a partir desta segunda-feira (3), através do site: centrobrasileirodediversidadecultural.com.

Nos dias 5 e 6 de novembro, serão realizados debates abertos ao público, abordando temas centrais da Convenção e os novos desafios do setor cultural. Os painéis terão foco em quatro eixos principais: a era digital e os impactos da inteligência artificial na diversidade cultural; a diversidade linguística como expressão da diversidade cultural; a dimensão cultural do desenvolvimento sustentável; os novos desafios do programa “Cultura Viva no Mundo”.

No dia 7 de novembro, o encontro segue com uma reunião a portas fechadas entre representantes das coalizões, para deliberações internas e definição de estratégias conjuntas de atuação internacional.

Ao integrar-se à programação do Curta-Se 24, o Congresso reforça a vocação do festival sergipano como um espaço multicultural, de valorização da cultura e do audiovisual, além de consolidar o Brasil como protagonista nas discussões globais sobre diversidade cultural e políticas públicas para o setor.

Curta-Se 24

A 24ª edição acontece de 3 a 9 de novembro de 2025, em Aracaju, com mostras competitivas de curtas e longas, vídeos de bolso, trailers, videoclipes e webséries, além de uma programação especial com apresentações artísticas, debates, mesas-redondas e rodas de conversa, reforçando a pluralidade e o caráter formativo do festival.

O Festival conta com patrocínio da Petrobras, Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet); apoio cultural do Cine Walmir Almeida, da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), e do Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa; além do apoio institucional do Ibero Fest, Avanca Film Festival, VIII Congresso das Coalizões pela Diversidade Cultural e do Fórum dos Festivais.

Confira a programação completa do Congresso:

Quarta-feira (5)

10h – Credenciamento
14h às 15h – Abertura do Congresso
15h15 às 17h15 – Mesa 1: Vinte anos da Convenção de 2005: forças, desafios e papel fundamental da sociedade civil em sua implementação.

Quinta-feira (6)

10h às 12h – Mesa 2: Cultura Viva e Diversidade Cultural: direitos, cidadania e sustentabilidade.
14h às 16h – Mesa 3: A implementação da Convenção de 2005 na era digital – políticas públicas e regulamentação.

Sexta-feira (7)

Dia todo – Encontro das Coalizões – Reuniões fechadas

Fonte: Assessoria de Imprensa

Você pode querer ler também