Otimismo é o sentimento que deve guiar o mercado de trabalho em 2022. Na visão de Alexandre Benedetti, diretor da consultoria de recrutamento Talenses, apesar de termos taxas de desemprego ainda alarmantes, as perspectivas são otimistas de maneira geral. “Vemos o mercado voltando a contratar e algumas empresas, inclusive, tirando o atraso de contratações que ficaram represadas durante a pandemia. Além disso, tenho visto projetos de expansão de negócios com vagas novas e não apenas substituições.”
Para Pedro Moxotó, gerente sênior da Hays, de recrutamento nem mesmo o ano de eleição, as distrações em torno do carnaval ou as incertezas políticas e econômicas devem contrariar essas previsões. “A interação com executivos de diversos setores possibilita prever que as empresas irão investir na ampliação de linhas de negócios, produtos e serviços, consequentemente, aumentando o volume de contratações nessas companhias.”
Carla Esteves, vice-presidente de pessoas e estratégias de negócios do grupo Cia de Talentos, destaca que muitas companhias aproveitaram a pandemia para reavaliar suas atuações, com muitas passando por reestruturações, o que deve proporcionar mais oportunidades profissionais. “Por outro lado, existe dificuldade de encontrar profissionais qualificados, apesar do alto número de pessoas desempregadas.”
Quais cargos estarão em alta em 2022
Os profissionais de tecnologia seguem entre os mais buscados no mercado de trabalho, tendo em vista que, dentro das organizações, a equipe de TI tem sido peça fundamental no processo de transformação digital, como destaca Esteves. Já Moxotó acrescenta que, além da TI, agronegócio, digital e saúde são áreas que, mesmo em períodos acentuados de crise geral no mercado, sempre seguem firmes e menos impactadas em termos de queda de volume de contratações. Na visão de Benedetti, diretor da Talenses, entre as áreas de destaque em 2022 também estão o marketing – com foco em desenvolvimento de novos produtos, jornada do consumidor e user experience – e o RH, com um aumento expressivo na contratação de recrutadores.
A pedido do Valor, as consultorias Cia de Talentos, Hays e Talenses listaram os principais cargos que devem estar em alta no mercado de trabalho ao longo de 2022 e as respectivas habilidades demandadas para desempenhar bem cada função.
Analistas de dados – as hard skills necessárias mudam de acordo com a área de atuação, mas o Excel continua sendo uma das ferramentas mais demandadas, além de conhecimento em Power BI, uma solução que também tem ganhado espaço e já é vista como um diferencial em algumas vagas.
Cientista de dados – conhecimento em plataformas de business intelligence/ Excel /SQL, engenharia, modelagem de dados e Digital & Agile Thinking, além de raciocínio lógico, perfil analítico, visão estratégica do negócio e organização.
Data Protection Officer (DPO) – organização, dinamismo, foco em resolução de problemas e conhecimento da Lei Geral de Proteção de Dados e de práticas relacionadas ao manuseio dessas informações dentro da base de dados da empresa, sendo uma posição muito ocupada por profissionais das áreas jurídica e de TI.
Desenvolvedores Digitais (UX e UI) – criatividade, proatividade na busca por tendências, atenção ao detalhe e visão considerando a experiência do consumidor e a imagem de marca, além de conhecimento em plataformas de criação, visual, UX design, edição de vídeos e habilidade com linguagens de programação específicas, análise e visualização de dados e Digital & Agile Thinking.
Desenvolvedores/ programadores (software e front-end) – conhecimento em linguagens técnicas de programação, certificações técnicas, Digital & Agile Thinking, raciocínio lógico, perfil analítico, gosto pela inovação, criatividade, aprendizado contínuo e velocidade de entrega e na resolução de problemas.
Diretor de ESG – visão estratégica, pensamento inovador, comunicação, empatia, pensamento sistêmico multinível, foco em execução e conhecimento dos objetivos, dos indicadores e das certificações de crescimento sustentável, além dos sistemas de governança corporativa e dos critérios ambientais e sociais.
Engenheiro de Dados – comunicação, domínio de cálculos matemáticos e conhecimentos em gestão de dados estruturados, gestão de projetos, design de experimentos, data mining e visualização.
Engenheiro de software – conhecimento em linguagens técnicas específicas e digital & Agile Thinking, raciocínio lógico, perfil analítico, gosto pela inovação, aprendizado contínuo e velocidade de entrega e na resolução de problemas.
Gerente de Compras – o perfil em alta é aquele de quem, de fato, entende o negócio e contribui para o Ebitda da empresa, entendendo que não é só comprar, mas sim propor soluções de compras inteligentes e que agreguem diferenciação, com olhar criterioso para todos os componentes que envolvem a negociação em questão.
Gerente de Marketing – olhar consultivo e de negócios, com capacidade para conversar com a área de vendas e com o negócio para tomar decisões que de fato impactem positivamente o resultado da companhia.
Gerente de produto digital – excelente comunicação, perfil analítico, visão estratégica, liderança por influência e conhecimento em experiência do usuário e de ferramentas de monitoramento e análise de dados.
Gerente de supply chain – organização, comunicação, bom relacionamento interpessoal, dinamismo, capacidade de negociação e visão estratégica, sendo o conhecimento dos idiomas inglês e/ou espanhol um importante diferencial.
Gerente de Vendas – liderança, alta capacidade de análise, conhecimento do produto, do serviço ou da solução, além de disciplina para atingimento diário de KPIs, resiliência, forte orientação a resultados e facilidade de negociação e em relacionamentos interpessoais.
Gerente e Coordenador de Inovação – visão estratégica e de mundo, criatividade, comunicação, pensamento sistêmico e foco em resolução de problemas.
Gerente tributário – visão estratégica, comunicação, bom relacionamento interpessoal, ética, confidencialidade, capacidade de articulação e negociação, além de conhecimentos em direito, legislação tributária, contabilidade, análise de demonstrações financeiras, análise de dados, fiscalização e processo administrativo fiscal.
Gestor de e-commerce – conhecimento em marketing e varejo, além de boa capacidade analítica e estratégica.
Profissionais de áreas de diversidade e inclusão – comunicação, empatia, escuta ativa e aprendizado constante, além de conhecimento dos conceitos de diversidade e inclusão e das leis, das regras e dos direitos trabalhistas.
Profissionais de M&A – visão estratégica, comunicação, capacidade de articulação e negociação, bom relacionamento interpessoal, ética e confidencialidade, além de conhecimento de indicadores, de operações financeiras, do setor de atuação, das boas práticas e diretrizes dos órgãos regulamentadores, sendo o conhecimento dos idiomas inglês e/ou espanhol um importante diferencial.
Profissionais de RH – profissionais focados no fortalecimento da marca empregadora, com o objetivo de retenção dos talentos e atração de profissionais qualificados e dinâmicos para suportar períodos de crescimento e adversidades.
Profissionais de segurança da informação – capacidade analítica, visão sistêmica, liderança por influência e proatividade para antever e solucionar problemas.
Profissional de marketing digital – facilidade de comunicação é uma das competências mais importantes ao lado do mindset digital.
Profissional de pesquisa clínica – para avaliar a eficácia e segurança de um determinado produto para o uso em seres humanos, vai precisar ter disciplina, organização e confiabilidade, além de facilidade para trabalhar em equipe.
Vendedor – conhecimento do produto, do serviço ou da solução, além de disciplina para atingimento diário de KPIs, resiliência, forte orientação a resultados e facilidade de negociação e em relacionamentos interpessoais.
Como se destacar no mercado de trabalho
Recrutadores dão os insights:
“Mais do que nunca, a capacidade de se adaptar a novos contextos é essencial para os profissionais em geral. Além disso, a inovação está em alta, tornando essencial a lógica da interação com tudo o que está acontecendo. Por fim, algo que é atemporal e sempre vai servir para qualquer ano é a busca por constante desenvolvimento de suas qualificações, por meio de estudos, cursos, palestras e workshops, além do conhecimento e aprimoramento de novos idiomas.” – Pedro Moxotó, gerente sênior da Hays.
“Criatividade, inovação, versatilidade, adaptabilidade e resiliência à frustração estão entre as habilidades mais importantes. Além disso, aprender constantemente é primordial hoje em dia. Não dá mais para encerrar os estudos na faculdade. O conhecimento precisa ser adquirido ao longo de toda a carreira. E não é preciso fazer cursos de longa duração, o microlearning tem sido muito difundido justamente porque dá à pessoa a possibilidade de pessoa explorar vários assuntos em um curto período de tempo.” Carla Esteves – VP de pessoas e estratégias de negócios do grupo Cia de Talentos
“Muitas coisas aconteceram nos últimos meses. Houve um momento importante de introspecção em que foi possível olharmos para nós mesmos e nos conhecermos melhor. Aproveite para colher os frutos que esse processo de autoconhecimento pôde trazer. Perceba aquilo que você realmente gosta de fazer, o que traz motivação e quais são seus pontos de desenvolvimento. As empresas buscam pessoas com boas habilidades comportamentais, que se conheçam e estejam dispostas a evoluir. Visão do negócio sempre vai ser um diferencial.” – Alexandre Benedetti, diretor da Talenses.
Fonte: Valor Econômico