ARACAJU/SE, 6 de dezembro de 2024 , 7:11:05

logoajn1

Bombeiros orientam banhistas nas praias da capital

O Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (Gmar/CBMSE) começou a distribuir, na Orla de Atalaia, em Aracaju/SE, panfletos educativos para prevenir afogamentos e ajudar a garantir uma diversão segura aos banhistas que querem aproveitar o carnaval e o verão nas praias sergipanas.

 

Segundo o comandante do Gmar, tenente coronel BM Hector Monteiro, o Gmar registrou, em 2015, em Aracaju, um total de 241 resgates de vítimas de princípio de afogamento no mar e outras 60 ocorrências envolvendo mal súbito, queimaduras com caravelas e crianças perdidas. “No interior do estado, foram feitos, no ano passado, 28 resgates de cadáveres e registrado um naufrágio”, ressalta.

 

A equipe do Gmar aconselha as pessoas que levaram crianças à praia para que coloquem um pulseira de identificação e a oriente sobre os riscos de entrar no mar sozinha. Além disso, é necessário que os pais ou responsáveis não a perca de vista. Indicar um ponto de referência para a criança se localizar também serve para evitar que ela se distancie e acabe perdida entre os banhistas. NO caso de se encontrar alguma criança perdida a orientação é para levá-la até o posto de guarda-vidas ou a até uma equipe da polícia.

 

Os Bombeiros também orientam aos banhistas para não entrar no mar quando ingerir bebidas alcóolicas e logo após as refeições. Atender a sinalização e não nada em locais indicados por placas de "Perigo" também é uma dica importante paa evitar acidentes. Na praia da Coroa do Meio, mantenha distância das pedras, evite nadar e não se afaste das margens, pois trata-se de uma praia perigosa, com fortes correntezas e altos índices de afogamento.

 

A equipe do Gmar aconselha ainda as pessoas a não usarem boias e outros objetos flutuantes, pois eles transmitem a sensação de uma falsa segurança e podem arrastar a pessoa para áreas mais profundas e perigosas. Os banhistas não devem simular afogamento. Além de causar pânico nas pessoas, isso desvia a atenção dos guarda-vidas de um possível afogamento real.

 

Ter cuidado com as redes de pesca também é uma dica importante e em caso de acidentes com caravelas e águas-vivas, utilize apenas vinagre e água do mar. Em caso de urgência, ligue 193 ou (79) 3243-3677.

Você pode querer ler também