Chesf eleva vazão da hidrelétrica de Xingó de 1.500m³/s para 1.800³/s

Da redação, AJN1

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), por meio da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), aumentou nesta segunda-feira (29), a vazão da usina hidrelétrica de Xingó de 1.500m³/s para 1.800³/s. Este é o segundo aumento da vazão em três dias.

Até o fechamento deste texto, a Chesf não informou os motivos pelos quais aumentou o nível da usina, que fica entre os estados de Sergipe e Alagoas. Cabe à Chesf avisar com antecedência às comunidades ribeirinhas sobre o aumento da vazão para não ocorrer acidentes.

SMS

Recentemente, o Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) pediu na Justiça que a Chesf seja obrigada a implantar um sistema de alerta por mensagens de texto por meio de telefones celulares (SMS), para informar a população ribeirinha sobre aumentos de vazão na Usina Hidrelétrica de Xingó.

Segundo o MPF, o crescimento repentino do volume de água que a usina libera através das suas comportas aumentam a correnteza e o nível do rio, podendo causar acidentes como afogamentos, alagamentos e prejuízos materiais à população.

O sistema de alerta, via SMS, já está à disposição da comunidade ribeirinha. Para ativar a mensagem, basta enviar uma mensagem de texto com a palavra RIO para o número 27569.